segunda-feira, 6 de março de 2023

Quanto material adesivo preciso para fazer 100 mil etiquetas?

 

Um outro cálculo que muitos tem dúvidas de como realizar é o cálculo de material adesivo (branco fosco, bopp, couchê, etc),necessário para fazer uma determinada quantidade de etiquetas.

Não vou entrar nos detalhes de como obter as variáveis de uma etiqueta que devem já ter sido obtidas a partir do preenchimento do pedido. Este cálculo e fundamental para que possa gerar o orçamento e posteriormente a ordem de serviços.

Quais as variáveis que você precisa ter para calcular a quantidade de material:

  • largura da etiqueta ou rótulo;
  • altura da etiqueta ou rótulo;
  • se há esqueleto na altura essa informação é importante;
  • montagem lateral, quantas etiquetas lado a lado (carreiras ou colunas) o cliente deseja receber - veja não é o como vamos otimizar na produção, mas o produto final entregue ao cliente;
  • quantidade de etiquetas - neste caso é a quantidade total mesmo que lado a lado.

Estes dados devem ser coletados pelo vendedor ou aplicativo que você usa para compor o seu pedido de orçamentos e são importantes e fundamentais.

 Agora como calculamos isso tudo?

Lembre-se que o material usado para produção de rótulos e etiquetas adesivas, ao menos aqui no Brasil, é comercializado em metros quadrados e a produção é calculada em metros lineares ok.

Passos a serem seguidos (dependendo da estrutura da empresa e prioridades a ordem dos dados podem sofrer alguma alteração ok).

  1. descobrir a largura total do material da etiqueta - isso quer dizer que temos a largura da etiqueta somado a largura do liner (esqueleto) do lado direito e esquerdo. Se for montagem dupla devemos considerar o esqueleto entre montagens também em um momento oportuno do cálculo.
  2. descobrir a altura total da etiqueta - quer dizer que temos a altura da etiqueta somado ao esqueleto na altura;
  3. feito isso, acharemos a área da etiqueta em metros quadrados - para achar a área devemos converter a etiqueta de milímetros para metro e então multiplicar altura X largura;
  4. Agora temos o valor em m² de uma etiqueta, basta multiplicar pela quantidade de etiquetas que você deseja produzir;
  5. para a quebra (quantidade calculada a mais para compensar perdas no processo, ajustes, acertos de pré-impressão, perdas de qualidade);

Pronto, simples assim você consegue achar quantidade de etiquetas para produção.

A partir deste ponto, basta alterar as variáveis (largura, esqueletos, altura, quantidade e quebra0 e você terá a quantidade necessária de material em metros quadrados.

Vamos fazer um exemplo simples e usando um algoritmo que desenvolvi para linguagem C e então veremos o resultado. Neste algoritmo obtemos os resultados em metros lineares e metros quadrados.


 /**

* DESENVOLVIDO POR ROBSON SIMÕES
*  CALCULA A matéria prima
*/
/*
    Este programa é um software livre; você pode redistribuí-lo e/ou
    modificá-lo sob os termos da Licença Pública Geral GNU como publicada
    pela Free Software Foundation; na versão 3 da Licença, ou
    (a seu critério) qualquer versão posterior.

    Este programa é distribuído na esperança de que possa ser útil,
    mas SEM NENHUMA GARANTIA; sem uma garantia implícita de ADEQUAÇÃO
    a qualquer MERCADO ou APLICAÇÃO EM PARTICULAR. Veja a
    Licença Pública Geral GNU para mais detalhes.

    Você deve ter recebido uma cópia da Licença Pública Geral GNU junto
    com este programa. Se não, veja .

*/
#include 
#include 

char c;
float calcM2Etq(int, int, int, int);
float calcM2Total(int, float, int);
float calcML(int, float, int);

float alturatotal, totallinear, metrolin;
int altu, largu, total, que, esqaltu, esqlargu;

int main()
{
    float metroQEtq = 0;
    float metroQT = 0;
    alturatotal = 0;
    while(c!= 's'){
        printf("**  CALCULA TOTAL DE MATÉRIA PRIMA  **\n");
        printf("---------------------------------------------\n");
        printf("\nLARGURA: ");
        scanf("%d", &largu);
        printf("Esqueleto largura: ");
        scanf("%d", &esqlargu);
        printf("ALTURA: ");
        scanf("%d", &altu);
        printf("ESQUELETO Altura: ");
        scanf("%d", &esqaltu);
        printf("Total etiquetas fabricar: ");
        scanf("%d", &total);
        printf("Quebra produção: ");
        scanf("%d", &que);
        printf("**        RESULTADOS DOS CÁLCULOS       **\n");
        printf("---------------------------------------------\n");
        metroQEtq = calcM2Etq(altu, largu, esqlargu, esqaltu);
        metroQT = calcM2Total(total, metroQEtq, que);
        metrolin = calcML(total, alturatotal, que);
        printf("\nLargura %d mm X Altura %d mm ", altu, largu);
        printf("\nTotal etiquetas: %d uni.", total);
        printf("\nQuebra: %d %%", que);
        printf("\n---------------------------------------------");
        printf("\nMetros Quadrados: %.2f m² - ", metroQT);
        printf("\nMetros Linear: %.2f m/l - ", metrolin);
        printf("\n\n");

        scanf("%c", &c);
    }


    return 0;
}

// cria a função para calcular m² etiqueta

float calcM2Etq(int altura, int largura, int esqLarg, int esqAlt){
    float alt =(float) (altura + esqAlt) / 1000;
    alturatotal = alt;
    float lar = (float) (largura + (2 * esqLarg))/1000;
    float m2calculado =  alt * lar;
    return m2calculado;
}

// calcula m² total baseado no total de etiquetas +  quebra

float calcM2Total(int total, float m2etq, int quebra){
    float valt = (float) total;
    float valq = (float) quebra;
    float qb =(valq / 100)+1;
    float m2t = (m2etq * valt)*qb;
    return m2t;
}

// calcula metros lineares baseado na altura e montagem lateral
// neste exemplo estamos considerando sempre a montagem = 1

float calcML(int total, float altpesq, int quebra){
    float valt = (float) total;
    float valq = (float) quebra;
    float qb =(valq / 100)+1;
    float ml = (altpesq * valt) * qb;
    return ml;
}

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