quarta-feira, 8 de março de 2023

Como é feita a distorção do clichê?

 

O clichê para flexografia, seja de banda larga ou banda estreita é uma fôrma de impressão flexível que possui uma espessura que varia de 1,14mm, 1,7mm e 2,84mm, sendo que este último quase não se usa mais nas máquinas mais novas.

Máquinas de banda estreita hoje estão usando 1,7mm (que já esta sendo abandonado) e 1,14mm.

Mas por que é preciso distorcer, ou reduzir o clichê no sentido de comprimento, ou seja, no mesmo sentido que ele enrola no cilindro porta clichês.

A questão é matemática e física. Vou tentar explicar de uma forma bem simples sem muitas contas e uso de constantes ok?

Bem, o cilindro porta clichês usa uma engrenagem para se conectar com a máquina e assim poder ser movimentado na mesma velocidade desta e no mesmo sincronismo.

Essa engrenagem tem um ponto de engrenamento ideal que é conhecido como diâmetro primitivo. Este ponto é a interseção das engrenagens movidas e motora, em outras palavras da engrenagem do porta clichês com a do tambor central ou cilindro contra pressão e dai passadas para os do anilox e rolos pescador quando há, não vamos nos atentar a detalhes mecânicos, você só precisa saber que existe um ponto ideal onde as duas engrenagens se unem para permitir o movimento correto e perfeito.

O diâmetro primitivo então é o ponto ideal onde se encontram as engrenagens, e esta cálculo é feito usando a fórmula: DP = (Z * m).

onde:

  • z é quantidade de dentes da engrenagem
  • m é o módulo

Beleza, até ai nenhuma novidade! Agora vem a questão se o ponto ideal é o tal diâmetro primitivo um cilindro porta clichê deve ter qual diâmetro? 

Agora que a "porca torce o rabo"!

Se você pensar bem, a condição perfeita para uma boa impressão é que todo o conjunto, quando engrenado (engrenagem porta clichês + cilindro porta clichês + engrenagem do contra pressão + cilindro contra pressão) deva ficar com a mesma altura para, de certa forma, se "tocarem". Nesta primícia então o porta clichês deve ter um diâmetro igual a do primitivo correto?

Sim e não, sim do ponto de vista que essa é a condição para que haja impressão e não pelo seguinte motivo:

Se o porta clichês tivesse exatos diâmetro igual ao do primitiva da engrenagem, ao colar o dupla face e em cima dele o clichê de fotopolímero ou borracha este extrapola a altura e passa do diâmetro de engrenamento, neste caso não engrena e não encaixa na máquina.

Então, o cilindro porta clichês é fabricado retirando a espessura do dupla face e a espessura do clichê tudo isso multiplicado por dois. Sim, deve ser dobrada esta medida pois falamos de diâmetro e diâmetro vai de um lado ao outro atravessando o centro da circunferência do cilindro.

Neste caso um porta clichês no seu diâmetro nominal terá:

DPC = DP - (2 x Dupla face) + (2 x espessura do clichê).


Exemplo, se um fabricante de máquina adota como padrão para seus equipamentos o clichê de 1.14mm de espessura e fita dupla face de 0,38mm o cilindro porta clichês será DP - 3,04mm.

Fácil até agora não é?

E por que então precisa de distorção ou redução do clichês.

Vamos lá, voltemos a matemática, o diâmetro primitivo quando multiplicado por Pi (3,15mm arredondando) corresponde ao repeat ou perímetro total do desenvolvimento desta engrenagem. Isso quer dizer que a cada volta completa da engrenagem ele vai dar sempre a mesma medida ou evolução que chamamos de repeat.

Se o diâmetro primitivo da engrenagem esta maior que o diâmetro do cilindro porta clichês desnudo (nominal), então o diâmetro do porta clichês X Pi será menor.

Em outras palavras para envolver o diâmetro primitivo precisa de menos clichês que para envolver o cilindro.

Ok, Robson, até ai me convenceu, mas se ele é menor por que então, na impressão vai dar o tamanho certo do comprimento ou repeat que é o valor do diâmetro primitivo?

Simples, você não tem uma espessura?  A parte que envole o clichê terá o tamanho referente ao cilindro (parte interna) e a parte externa que esta mais longe do centro ao envolver o cilindro terá o comprimento da engrenagem no seu primitivo!

Parece complicado entender, mas pense assim para que não precisemos entrar na física e na matemática mais complexa para explicar tal fenômeno, a parte de dentro (que esta colada no clichê) vai ter o tamanho do perímetro do cilindro e a parte externa (que é a área de grafismo que vai imprimir) terá o perímetro da engrenagem no seu primitivo.

No próximo post vou ensinar fazer estes cálculos com exemplos práticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...