segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Como é calculado o tempo de produção?


 O tempo de produção é calculado na indústria gráfica de impressão de rótulos e etiquetas por exemplo reunindo os seguintes dados:

  • levantamento do material em estoque;
  • etapas de produção;
  • disponibilidade de máquinas;
  • acabamento e embalagens.

Claro que fui muito genérico nas minhas colocações mas vou explicar para ficar mais fácil. Lembrando que cada empresa possui uma estrutura e uma hierarquia, que pode alterar totalmente a maneira de como se faz o cálculo e os tempos ok?

O primeiro passo ao se ter uma ideia do tempo de produção e prazo de entrega de um trabalho é CONHECER BEM O SEU NEGÓCIO E TODAS AS ETAPAS DE PRODUÇÃO E SETORES DE SUA EMPRESA! Sem isso fica impossível realizar bons cálculos e ter bons resultados tanto de qualidade quanto de faturamento.

Vamos lá:

  1. para saber o tempo de produção e o prazo de entregas você precisa elaborar um orçamento. É através do orçamento que você vai carregar as variáveis necessárias para compor o produto do cliente e é através destas variáveis que você vai no estoque de sua empresa saber se tem todos os insumos (matérias primas) para produção do produto do cliente. Caso não tenha alguma coisa, deve orçar este material, avaliar o prazo de entrega do fornecedor, a entrada em seu estoque e então incluir estes valores e prazos na sua planilha de cálculos;
  2. Você deve, através das variáveis que compõe o produto definir as etapas de produção que são genericamente falando (algumas empresas podem não ter a mesma estrutura e deve se levar em conta as etapas de sua empresa).
    1. separação do material pelos setores de almoxarifado;
    2. adequação do material - refile, corte, rebobinamento;
    3. preparação da máquina de produção principal - pré-impressão, aprovação, impressão ou produção;
    4. movimentação do material impresso;
    5. acabamento - máquinas envolvidas, pessoal, produtos;
    6. conferencia e revisão;
    7. embalagem e identificação;
    8. expedição - logística de entrega ao cliente
  3. Disponibilidade de máquinas - através do PCP visualizar as etapas de FIFO e urgências, manutenção e tempos mortos;
     

Estas são as etapas base que você deve considerar ao fazer um orçamento e dele conseguir estabelecer o tempo de produção e o prazo de entrega.

Mas e a velocidade de máquina como eu sei?

Bem para não ficar longo este post, vamos deixar esta "fórmula" para um próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...