terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Calculando a velocidade média de máquina!


Conforme combinado no post anterior, vamos lá, como se calcula a velocidade média de máquina!

Os fabricantes adoram falar que suas máquinas fazem 100m/min (cem metros por minuto) outros até dão uma exagerada e dizem 150m/min, mas vejam, até consegue atingir esta velocidade, mas esta velocidade é a velocidade MECÂNICA que o equipamento realiza sem carga (sem material, sem porta clichês, sem facas, sem retirada de esqueletos, etc... etc..).

Na produção real, do dia a dia, onde os esqueletos lateral são mais finos que o entre etiquetas, onde a tensão do retirador de esqueleto rompe o material, a tinta esta espumando (no caso de base água isso é muito comum), o formato de corte (desenho da faca) não permite a retirada do esqueleto de forma prática e segura sem romper, essas velocidade nunca serão atingidas.

Então como saber a velocidade média de minha máquina?

Bem simples: pegue a velocidade de um produto simples que roda no máximo que consegue sem romper esqueleto e obtendo qualidade, alinhamento e tensão corretas e divida pela velocidade máxima obtida com o  produto mais problemático que você tem.

Complicado? Vou tentar explicar melhor:

Digamos que você tem uma etiqueta 40x40mm e consegue rodar ela imprimindo a 1 cor (ou sem impressão não importa) a uma velocidade máxima de 85m/min. 

E agora você colocou um produto que tem uma faca especial com um esqueleto que dificulta sua remoção, com impressão a 4 cores, uma pantone e verniz UV e a velocidade máxima que conseguiu atingir neste produto foi de 45m/min.

vamos a fórmula:

VM = (85 + 45) / 2

VM = 130 / 2

VM = 65m/min

Seguindo as orientações acima você sabe agora que a média de velocidade de sua impressora é de 65m/min para efeitos de cálculos.

Como minimizar os erros e obter uma velocidade média mais precisa. Para isso você inclui mais variáveis, ou seja, mais observações de seus trabalhos, exemplo:

  1. 40x40 uma cor = 85m/min
  2. 125x242 especial - 4 cores + pantone + verniz = 45m/min
  3. 60x60 3 cores = 70m/min
  4. 100x150 sem impressão = 80m/min
  5. 100x150 chapado amarelo = 35m/min

Agora então fazemos

VM = (85 + 45 + 70 + 80 + 35) / 5

VM = 315 / 5

VM = 63m/min

Sabemos agora com mais precisão para efeitos de cálculos que a velocidade médias de nossa máquina, baseado nos trabalhos que fazemos é de 63m/min



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...