quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Aula 13 - Conhecendo sua impressora - Guias de Material

 O sistema de guias desenvolve papel fundamental no equipamento impressor. Através deles é possível conduzir o substrato para o interior da máquina com tensão e alinhamentos precisos. Sem as guias seria impossível a realização de trabalhos registrados e de qualidade. O substrato passando pelos guias ganha tensão suficiente para que este fique tracionado sem esticar, e também ganha alinhamento, permitindo que se mantenha orientado lateralmente em todo o seu percurso pelo interior da máquina.


As guias mais simples que podemos encontrar em máquinas flexo são do tipo fixo. Estas não ”giram”, mais possuem articulação que permite o movimento e  posicionamento para cima e para baixo ou para frente e para traz. Também há batentes em suas para manter o substrato em uma posição e correção lateral permitindo assim movimentos pequenos (algo em torno de 3 a 4mm) ajustando o
substrato na largura da máquina ajustando com a impressão ou faca. Os guias fixo são muito simples não tendo nada de especial como pode ser visto na visão explodida de um modelo comum em máquinas do tipo bancada.

As máquinas de plataforma possuem guias fixo na lateral da máquina, mas estes são montados sobre rolamentos. Este tipo de guia tem a mesma função que o anterior, porém, gira com a passagem do substrato. Estes guias podem ou não possuir anéis de batente que limitam o substrato lateralmente, bem como também podem ter ajustes lateral. Os guias rotativos giram a mesma velocidade periférica que o substrato que entra na máquina. As guias recartilhas cumprem um outro papel importante que é de minimizar os efeitos do adesivo do substrato (cola). Isto ocorre devido sua menor superfície de contato, impedindo a cola de grudar sobre a guia. Guias recartilhadas são particularmente úteis também após a impressão,  evitando que a tinta borre, e nas estações de corte evitando que o esqueleto grude nas guias danificando o material e atrasando o processo.


Os guias lisos ou recartilhados dispensam manutenção, somente um pano limpo e solvente da tinta são suficientes para deixá-los limpos para o próximo trabalho. O desalinhamento na montagem dos guias (estando de uma lado mais alto que o outro, por exemplo) influenciam no alinhamento do material e consecutivamente na qualidade de impressão. Há casos em que o desalinhamento é tanto que devemos colar os clichês deslocados do centro do cilindro muitos milímetros.

Este desalinhamento também pode causar rugas e marcas no substrato, romper esqueletos, desalinhar o corte longitudinal, entre inúmeros outros defeitos. O realinhamento e nivelamento dos rolos guias, o reforço na estrutura e o controle de tensão podem corrigir estes defeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...