quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Aula 10 - Conhecendo sua impressora - Elemento de Freio/fricção


 O elemento de freio para equipamentos banda estreita de tambor central e principalmente equipamentos de pequeno porte (máquinas com largura entre 100mm e 250mm) em geral são o feltro. Baratos e funcionais dentro do possível, conseguem manter a tensão constante mesmo em bobinas com 750m/l (metros lineares). Para que isso ocorra, é necessário dimensionar sua espessura e diâmetro, como a carga de pressão da mola sobre este elemento que esta entre dois discos e o mandril de rebobinamento ou desbobinamento.

Os elementos de fricção dos rebobinadores sempre sofrem maior desgaste que os dos desbobinadores, seja ele feltro ou outro tipo de material de frenagem. 

É possível montar freios diferenciados para trabalhos mais pesados (rodando bobinas maiores), nestes montamos elementos de freio similares a lonas de freio e pastilhas usadas em automóveis. A forma de montagem é a mesma posicionadas entre os discos movido e motor.

Os elementos de freio devem ser trocados sempre que apresentarem desgastes ou quando não  mais estiverem surtindo o efeito desejado de frenagem ou de ficção.

Não existe uma fórmula mágica ou receita para manutenção deste elemento. Seu desgaste é natural e a qualidade do material influenciará na vida útil e período de troca dos mesmos. O que mais prejudica este elemento são os excessos de calor gerado pelo atrito.

Quando a temperatura sobe a um determinado ponto, o elemento perde sua funcionalidade, e não adianta aplicar mais pressão no sistema que não surtirá efeito algum na frenagem. Elementos como pastilhas e lonas se a temperatura for muito elevada podem vitrificar e o freio não funciona mais, somente com a troca do elemento.

Freios falhando ou pouco eficientes podem ser resultados de lonas e pastilhas com óleo ou graxa. Neste caso lavar com álcool e lixar sua superfície podem minimizar o problema até sua substituição. No caso dos feltros o óleo é o menor dos problemas. A quem diga que os feltros uma vez a outra devem ser embebidos em óleo para melhorar sua performance.

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