quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Impressoras de bancada ou plataforma (monobloco)?


Quando se fala em investimento em banda estreita na compra de máquinas, em geral para quem esta iniciando sua pequena indústria flexo sem dúvida comprar uma impressora de bancada é consideravelmente mais barata que uma de plataforma e em geral são mais compactas e "cabem" melhor em pequenos espaços, são mais "leves" e podem ser movimentados sem muitas ferramentas ou força.

Mas será mesmo que estas máquinas são "tão boas" quanto as de plataforma (monobloco)?

Bem, difícil responder esta questão sem que os fabricantes (ou grande parte deles) torçam o nariz para mim. Afinal é bem mais fácil e muito mais barato construir máquinas de bancada e requer muito menos engenharia e ferramental para sua fabricação.

Mas veja, há que se considerar algumas coisas:

  1. Máquinas de bancada são fabricadas em uma estrutura de chapa de aço oxicortado e então as partes por assim dizer são montadas nesta placa e depois sobrepostas em uma espécie de mesa onde onde a base é construida em metalon (tipo de tubo de aço quadrado) sobre a qual é coloca-se uma chapa de compensado que pode receber um revestimento de fórmica ou mais recentemente de uma manta de borracha (as vezes, dependendo do valor que você paga, o fabricante coloca uma chapa de alumínio sobre o compensado).
  2. O metalon, por ser um tubo (quadrado) oco com parede de 1,5mm a 2mm em geral é soldado em seus cantos formando uma base, por ser uma chapa fina que compõe o tubo, se não for bem acabado com pintura ou proteção contra ferrugem (oxidação) pode vir a sofrer uma erosão e quebrar. Já vi bases de metalon, em impressora de bancada rachada em uma feira a alguns anos, ou seja, não aguentou o peso da estrutura da máquina uma máquina nova exposta para cliente visitar e ver;
  3. a madeira colocada como base para sustentar a máquina propriamente dita é de madeira, compensado ou aglomerado e esta sujeito a absorver umidade, tinta e apodrecer empenar ou deformar. Também pode ser atacada por pragas como cupim ou outro inseto que se alimenta ou viva "entruiado" na madeira. Por este motivo, poderá, em algum momento caso ocorra um deste problemas levar a desalinhar a máquina ou ainda levar todo o conjunto ao chão já que esta base pode sucumbir.
  4. O metalon e a estrutura da madeira não permitem um perfeito alinhamento e montagem segura de todas as partes (isso se levar em conta desvios milimétricos).
  5. Por serem tubos soldados e base de compensado ao serem içadas (levantadas para serem colocadas no transporte) podem sofrer empenamentos, desalinhamentos e entortarem. Já vi acontecer também de a base da mesa (o tal metalon) dobrar todo quando o mal amarramento feito pelo tranportador apertou a máquina ao ser içado e ai a coisa desgringolou toda.
  6. As bases de madeira são mais difíceis de limpar e conservar ao longo do tempo ficam mais feias e desvalorizam o equipamento.

Bom, não que estas máquinas sejam ruins e que todos estes defeitos ocorrem com todas as máquinas e ao mesmo tempo, mas são considerações a serem feitas ok. Ao longo de X número de anos, estes problemas fatalmente aparecerão e vão influenciar na qualidade e no registro de impressão ou até na revenda da máquina.

Mas não precisa ficar com medo, são máquinas ainda assim boas e muito mais baratas que as de plataforma e tem um boa vida útil (se bem fabricadas claro), podendo chegar facilmente a 10 ou até mais anos de vida sem nunca precisarem de uma pintura ou troca da bancada. 

Mas e as de plataforma?

Estas são relativamente mais caras (podem custar mais que o dobro de uma máquina de bancada), são mais pesadas, requerem mais engenharia e conhecimento do fabricante, precisam de mais "espaço" não só para fabricar mas também em sua empresa, por serem mais pesadas é difíceis de serem movimentadas sem ferramentas adequadas como alavancas de rodas ou tartarugas e até o uso de empilhadeira.

Algumas vantagens no entanto não podem deixarem de serem mencionadas. A estrutura é mais robusta, estável e confiável, são menos propensas a desalinhamentos no transporte e por deflexão dos materiais como o metalon que são bem finos se comparados as chapas do monobloco ou chassi da máquina de plataforma. 

Outro detalhe quando funcionando as máquinas de plataforma "vibram" menos que as de bancada e são mais estáveis permitindo melhores ajustes de impressão. Não tem a bancada de madeira o que não terá problema de apodrecimento ou cupim ou absorção de tinta pela madeira. 

Há outras vantagens que poderiam ser incluídas como maior valor de revenda e maior vida útil da estrutura no todo, mas deixemos estes comentários para um próximo post.

É importante contudo lembrar que tudo tem haver também com o cuidado do fabricante ao dimensionar as bases e estruturas e do operador no uso e conservação seja ela de bancada ou de plataforma.

Quer saber mais? Precisa de uma consultoria ou treinamento em sua empresa? Entre em contato.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...