segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Como saber o que estou produzindo?

 

Quando estou em consultoria em alguma empresa em algum momento o contratante, que em geral é um dos sócios ou dono da companhia me pergunta: "Como eu sei o que a máquina esta produzindo em tempo real?"

É uma pergunta que pode ter algumas respostas, como segue:

Esteja mais tempo na produção...

A primeira forma de obter respostas para saber o que esta se produzindo em tempo real é estar mais tempo dentro da produção, acompanhando seus operadores, impressores e equipe de produção e acabamento.

Tenha um PCP bem organizado e uma boa equipe de apontamento...


Um bom PCP (Plano de Controle de Produção) feito e organizado por quem conhece as rotinas de produção, capacidade de máquinas e equipe de produção, seus estoques e gerenciamento de recursos e ferramentas garante que a produção aconteça. Já o apontador vai alimentar todo o sistema de informações e o próprio PCP para que ele possa ajustar-se e promover as devidas alterações para que nada pare.

Equipe treinada e coesa, estoques confiáveis e ordens de serviços compreensíveis e claras...

Quando a equipe é treinada, sabe o que faz e a hora que fazer, quando seus estoques possuem todos os insumos e recursos necessários prontos para serem utilizados evitando paradas e tempos mortos ou falhas no processo de alimentação das máquinas e quando as ordens de produção são claras, expressando exatamente o que e quando deve-se fazer e para quem em um prazo conhecido e possível dentro do bom senso saberá onde e como estão as coisas em sua empresa.

Um bom sistema de controle de produção (software)...

Quando se tem um bom sistema e este esta sendo alimentando apropriadamente com todos os eventos e processos em andamento ou que deixaram de serem executados em sua empresa e este "monta" um relatório ou gráfico de onde estão e como estão os trabalhos em no interior da fábrica também terá uma boa ideia de como esta sua produção.

Bem, claro que ter todos estes recursos trabalhando harmonicamente e presentes em sua empresa diria que você tem controle total de seu processo e sua equipe é a mais organizada e produtiva do Planeta!

Não é ironia de minha parte afirmar isso já que nem todos conseguem "juntar" todos estes recursos funcionais ao mesmo tempo o tempo todo na empresa, em algum momento um destes itens falha, seja na alimentação de dados, seja na logística de matéria prima ou recursos a serem utilizados, além é claro de fatores externos como falta de energia, funcionário, greves de empresas de transporte, falta de aprovação por parte do cliente e tantos outros motivos.


Mas tem uma forma ainda mais prática para saber quando um equipamento ou máquina esta trabalhando, parada, quanto produz e a que velocidade. O uso de tecnologia de monitoramento através de dispositivos IoT (Internet of Things - internet das coisas).

Esta tecnologia não é nova, mas esta cada vez mais barata, acessível e fácil de instalar e usar em máquinas, equipamentos e dispositivos dos mais diversos e até naqueles considerados ultrapassados e antigos.

Com a instalação de um módulo "inteligente" que faz a comunicação com os sensores já instalados na sua máquina ou equipamento e com a incorporação (instalação) de alguns outros sensores é possível através da rede interna (intranet) ou da internet saber em tempo real como a máquina esta se comportando.

Dados de velocidade, temperatura, produção inicial, produção final, quantidade produzida por minuto, quantas paradas a máquina deu, quantas vezes o esqueleto quebrou, se as estufas foram ligadas, quais grupos impressores foram usados e inclusive quem iniciou o equipamento (funcionário que ligou e esta responsável logado na máquina) e quem finalizou.

Eu sei, falando assim parece coisa da "Boing" como a telemetria de motores "a jato" que os aviões tem hoje em dia, mas é possível, real e esta tecnologia já esta disponível em e para diversas máquinas.


Os CLPs (
controlador lógico programável) que já estão presente em muitas máquinas, possuem (nos mais modernos e recentes) acesso a redes e podem ser monitorados e até programados a distância com uma simples conexão RJ45 ou até pelo WiFi de sua empresa, pois muitos já possuem IP próprio e protocolos de comunicação de rede.

Com um celular (smartphone android ou iOS), PC com Windows ou Linux e até através de um iMac pode-se em uma página WEB monitorar todas as funções da máquina e até reprograma-lá.

Claro que os dados recebidos tem que ser tratados antes que o usuário saiba o que esta acontecendo, pois, estes dados em geral são sequências de strings (caracteres), valores e códigos que devem antes serem convertidos em alguns outros tipos de informação e valores para que qualquer um ao acessar a tela de "telemetria" (supervisório) por assim dizer seja legível e faça algum sentido.


Mas isso é a função do programador que vai criar uma interface gráfica mais amigável com "reloginhos", gráficos e caixas de mensagens e textos para que você usuário fique tranquilo e satisfeito com a leitura dos parâmetros de sua máquina.

O assunto é bem extenso e entusiasmante, fico empolgado com estas tecnologias e com as possibilidades destes recursos que hoje estão bem acessíveis e qualquer máquina, isso mesmo, sua Ibirama, GGS, Betaflex, Modular nacional ou importada pode ter e acessar sem alterar em nada a estrutura ou funcionamento do equipamento.

Se você se entusiasma como eu quando se trata deste assunto e deseja saber um pouco mais sobre estes recursos entre em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...