quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Reuna informações para produzir!

Ao fabricar qualquer coisa, seja embalagens, peças, partes, máquinas, etiquetas ou rótulos necessitamos de pelo menos 4 elementos:
  1. pessoas;
  2. insumos;
  3. processos;
  4. acabamentos.
Levando-se em conta esta lista devemos reunir a maior quantidade de informações sobre estes elementos para que o produto possa acontecer no final, após o acabamento.
Pessoas:
As pessoas são nossos colaboradores, sejam eles funcionários diretos ou indiretos escolhidos ou indicados pela nossa empresa. Neste caso as informações a serem reunidas são se estas pessoas estão aptas a, no processo, executarem o produto de forma adequada com economia e qualidade. O acabamento depende também de pessoas, por isso devemos avaliar se as pessoas que vamos escolher para compor a equipe de acabamento também possui as características e conhecimentos necessários para tal função.
Insumos:
Não se pode produzir alguma coisa do nada. Não dá para fabricar uma etiqueta ou rótulo somente com a máquina, mesmo que esta seja a mais moderna do mundo. Temos que ter, compatíveis com o trabalho a ser realizado, todos os insumos para a fabricação do produto.
Os insumos devem possuir características que o cliente deseja ou precisa. Para que possamos seguir estas orientações as empresas usam as Ordens de Serviço ou Ordens de Fabricação (OS e OF respectivamente). São nestes documentos que descrevemos como e para quem é o serviço que devemos fabricar. É na OS que descrevemos o produto em forma de receita de fabricação com os dados dos componentes, máquinas, tintas, adesivos, acabamentos, quantidades e observações sobre o que o cliente espera receber. Em algumas empresas a reunião de informações inclui até uma amostra fornecida pelo cliente ou um modelo para que seja seguido rigorosamente nas medidas, cores, tamanhos e montagem em alguns casos. Os insumos em flexografia de banda estreita por exemplo podem incluir:
  • substrato - tipo, largura, comprimento, peso, superfície de acabamento, tratamento superficial, etc.
  • tinta - tipo, cores, viscosidade, quantidade;
  • Dupla face - densidade, espessura, quantidade;
  • Anilox - gravação (convencional, laser), geometria (GTT, hexagonal, Tronco de pirâmide), volume BCM, lineatura, sequência;
  • Porta clichês - engrenagem, diâmetro primitivo, diâmetro desnudo;
  • Tubete - diâmetro interno, parede, personalização, largura, material (PVC, Papelão, Extrusado PP)
  • Puxada ou sentido rebobinamento;
  • Quantidade de pistas ou carreiras;
  • metragem / peso bobina cliente;
  • fornecimento folhas, rolos, bobinas, cartelas, sanfonado, etc;
  • embalagem, quantidade por caixa, pacote ou fardo;
  • laudo, etc.
Processos:
Os processos definem quais são as formas de fabricação e como chegamos a elas. A logística interna e externa no fornecimento de insumos fazem parte do processo e muitas vezes são deixados de lado. Por este motivo muitos falham em cumprir prazos e metas. Dentre os processos a distribuição dos insumos na data e hora prevista para início da produção é um dos fatores de maior atraso nas produções. Outros processos incluem:
  • preparação e colagem dos clichês;
  • preparação do equipamento e montagem dos anilox;
  • preparação das tintas, das Pantones, conferência da sequencia de cores, viscosidade e quantidade para todo o turno de produção;
  • alinhamento do material em máquina;
  • ajustes de registro de cores, corte e rebobinamento
  • processos de acabamento em rebobinadeiras ou cortadeiras;
  • etc.
Acabamentos:
Os acabamentos são as etapas que finalizam o produto, dentre elas estão a conferência em busca de falhas (CQ ou controle de qualidade), a embalagem um a um em material protetor, o acondicionamento nas caixas e os devidos "calços" para que estes não "sacolejem" no transporte até o cliente deformando o produto ou a caixa. Também como acabamento são fornecidos os laudos, a etiquetagem das embalagens, a identificação no sistema da quantidade produzida e também a identificação visual das caixas na área de expedição para que nenhuma caixa fique esquecida, perdida ou sem seguir para o cliente ou para a transportadora.

O assunto é bem complexo, longo, até certo ponto cansativo mas que se tratado de forma séria você vai obter resultados surpreendentes em médio prazo. As economias geradas em insumos, tempos mortos, área de estoque, movimentações internas de material, perdas por manuseio excessivo, desgaste de pessoal serão visíveis logo nos primeiros meses de implantação destes métodos e conceitos brevemente explicados aqui.
Mas se precisa maiores explicações ou quer implantar soluções como estas em sua empresa é só entrar em contato comigo através do email: flexonews.br@gmail.com
Tenho soluções para empresas de pequeno e médio porte, banda larga e banda estreita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...