Quando as coisas estão
difíceis ou em crise como costumeiramente falamos, nem sempre
aumentar as vendas é uma estratégia para se ganhar mais.
Aumentar as vendas é
excelente seja em crise ou com a economia tranquila ou em
crescimento, mas há um outro fator muito mais importante,
independente do cenários politico financeiro em que a gente se
encontra.
EFICIÊNCIA é a
primeira grande solução para qualquer tipo de cenário.
Mas o que é
eficiência?
Segundo grande parte
dos dicionários, eficiência é uma virtude ou característica de
alguém ou algo em ser competente, produtivo, de conseguir melhor
rendimento com o mínimo de erros e/ou desperdícios.
Em outras palavras é
produzir mais com menos em menos tempo, com qualidade claro :)
Mas como nos tornamos
mais eficientes?
O primeiro passo sem
dúvida é com conhecimento. Sem conhecimento, sem informação ou
sem orientação técnica tornar-se eficiente requer muitas
tentativas e erros, o implicando em um sobre custos grande. Por isso
devemos nos capacitar, treinar e contratar gente que saiba o que faz
e quando fazer – o consultor, por exemplo. Mas, muitas empresas,
arredias a este conceito de um profissional de consultoria dizem:
“Não se mexe em time que esta ganhando!”, mas esta mesmo
ganhando?
Ser eficiente é evitar
desperdícios também. Em tempos difíceis, economizar alguns metros
quadrados ou quilos de matéria-prima em setup de máquina pode
representar algumas centenas de reais no fim do mês. Reciclar
solvente e tintas através de empresas de coleta especializadas pode,
além de ser ecologicamente correto e menos poluente, render bons
trocados a médio prazo. Otimizar montagens e a maior largura
possível de máquina produz mais em menos tempo e também economiza
energia, e tanto outros exemplos que são assuntos para um livro de
centenas de páginas de como se tornar eficiente com atitudes
simples.
Então fica a dica,
independente das vendas a eficiência é muito importante para o
sucesso de qualquer negócio. Seja eficiente, adquira conhecimento,
pratique o que aprendeu, inove, crie, adapte, faça as adequações
necessárias para seu modelo de negócio e supere qualquer crise.
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