segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Por que as empresas acham que a velocidade é a forma mais produtiva?

A velocidade de impressão, ou velocidade que a máquina "roda" um trabalho é o motivo de maior discussão nas empresas. Em uma empresa que trabalhei foi motivo até  de demissão, mas por quê?
Alguns proprietários de empresas ou gerentes, em sua maioria autoritários e desconhecedores dos processos envolvidos na flexografia acabam tomando como base a velocidade mecânica total da máquina, aquele velocidade que o fabricante fala ou imprime no folder de apresentação da máquina sem se dar conta que aquela velocidade é o indicador de uma máquina vazia, sem porta clichês, tinteiros, tinta, pressão entre os rolos, sem a faca e sem o papel.

Todos estes equipamentos conectados, cilindros engrenados e "peso" ou carga de papel a ser transportado acabam por limitar a velocidade mecânica e criar a velocidade real.
Outro fator que não é considerado é a geometria do trabalho. Trabalhos que possuem recortes com ângulos muito agudos, espaços de esqueletos nas laterais muito estreitos, formas de corte assimétricas e irregulares são outro ponto que interfere e muito na velocidade, reduzindo-a da velocidade real em até 70% em alguns casos.
Hipoteticamente falando, poderíamos dizer em uma situação destas que se um equipamento possui velocidade mecânica de 100m/min e a velocidade real com tudo engrenado e tintas balanceadas com o papel na tensão correta seja de 70m/min com um corte irregular e material que tenha sua resistência a tração baixa a velocidade de impressão e trabalho seria de 21m/mim.
Outros fatores interferem na velocidade de impressão como podemos ver abaixo:

  • resistência do material a tração - material fraco ao retirar o esqueleto quebrando facilmente, uma solução é colocar uma largura maior de esqueleto lateral;
  • tinta espumando - a tinta começa a agitar na banheira e espumar, derramando pelas laterais. Quanto maior a velocidade mais agita, mais espuma - anti espumante resolveria;
  • geometria do trabalho - já comentamos a forma do corte pode limitar a velocidade;
  • batimento dos cilindros - cilindros porta clichês desbalanceados ou descentralizados ou com engrenagens fora de centragem são fortes candidatos a trabalhos ruins em qualidade e limitadores de velocidade;
  • fita dupla face - o uso de fita dupla face de densidade não apropriada faz com que a velociade seja menor ;
  • habilidade do impressor;
  • condição geral do equipamento como lubrificação, estado dos rolamentos, etc;
  • falta de alinhador de banda (web guide ou fife por exemplo);
  • falta de controle de tensão eletrônico ou automático;
  • sistema de registro longitudinal - ele interfere na velocidade pois constantemente o impressor tem que observar se está em encaixe;
  • falta de sistema de vídeo inspeção - aliados ao sistema de registro longitudinal é um fator de limitação de velocidade.

Bem, existe inúmeros outros fatores como bom humor do impressor, satisfação do operador em relação a empresa, critérios de qualidade do impresso, insumos envolvidos no trabalho, urgência do trabalho, e tantos outros quanto possíveis e imagináveis.

Por outro lado, se existem mais de um fator destes envolvidos em uma determinado trabalho o risco de ter uma velocidade e qualidade alteradas é grande por isso os fatores devem ser revistos para poder avaliar corretamente o tempo de produção e os investimentos extras ou atrasos decorrentes da velocidade inapropriada.

Um comentário:

  1. Aqui está o Sr. Benjamin, detalhes de contato do e-mail, lfdsloans@outlook.com. / lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp +1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90,000.00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer o caminho como mãe solteira As coisas não foram fáceis comigo, mas com a ajuda de Le_Meridian, coloquei um sorriso no meu rosto enquanto observo meus negócios se fortalecendo e se expandindo também. gratidão, para quem procura ajuda financeira ou passa por dificuldades com os negócios lá ou deseja iniciar um projeto de negócios, pode ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

    ResponderExcluir

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...