segunda-feira, 8 de junho de 2015

Como determinar o porta clichê correto?

Determinar qual porta clichês utilizar as vezes não é uma tarefa fácil. O tamanho do rótulo ou etiqueta esta diretamente ligado a esta escolha, bem como o volume do trabalho, investimento por parte do cliente entre outros pontos. Por exemplo, que porta clichês usar para reproduzir uma etiqueta com 40mm de altura? E agora, qual seria o porta clichês para um trabalho de 120mm de altura para uma máquina de engrenagem 1/8CP?
Vejam, são situações do dia a dia que acabam por confundir ou as vezes fazem com que aceitemos um trabalho sem saber se temos as ferramentas em nossa empresa. E se este for o caso, não ter o porta clichês, temos que mandar fabricar, pois como sabemos, estas ferramentas não estão a disposição em prateleiras nos fornecedores e nem tão pouco custam barato.
Em atenção a esta dificuldade encontrada por muitos convertedores desenvolvemos a ferramenta de escolha de Porta clichês que acompanha nosso aplicativo Galileo-Soluflex (e Galileo-DEMO).
Com ela, você saberá facilmente qual o melhor porta clichês que se adapta ao seu trabalho e assim poderá decidir se altera as medidas da faca (caso não exista) ou usa sua máquina de corte plano off-line (como as Superamas CNC, Turo, Labelmen, SDH e tantas outras) com certa economia e resultado satisfatório.
Conheça mais desta ferramenta que é útil para impressores, vendedores, convertedores em geral, designers e orçamentistas.



Janela do aplicativo Calcula melhor opção de Porta Clichês.
A imagem acima mostra o aspecto da janela de cálculo de melhor opção de porta clichês baseado na altura da etiqueta.
Para usar é bem simples:
  • Acesse o Galileo-Soluflex ou Galileo-DEMO e no menu ferramentas selecione Escolha Porta Clichês
  • O formulário como o da imagem acima será exibido.
  • Indique a altura da etiqueta, por exemplo 120mm (se você pretende fazer uma etiqueta de 12cm).
  • Selecione agora o engrenamento - módulo 01 (máquinas midiflex, flexorama, betaflex, maquiflex e muitas outras mais antigas) ou módulo 1/8CP ( Exemplos: importadas como Mark Andy, Aquaflex, Allied Gear, Webtron, GiDue, entre outras ou nacionais como GGS, OrginalGGS, Etirama, Wine Etirama, Reflexo, etc...)
  • clique em CALCULAR.
  • No quadro Cilindros Possíveis você vai encontrar uma lista com vários exemplos de engrenagens  (que correspondem aos repeat dos porta clichês), a possibilidade de montagens no perímetro (no envolvimento do cilindro) o espaço de esqueleto real e uma indicação se este esta Grande, Pequen, Aceitável ou BOM.
  • Botão imprimir, caso você queira gerar um lista deste cálculo.
Muito simples, prático, direto e objetivo este cálculo. Não precisa ficar mais quebrando a cabeça para fazer os cálculos. Basta agora, escolhe os que mais sejam apropriados para seu trabalho e pesquisar se você tem o cilindro em sua empresa. Caso seja um cilindro aproximado, por exemplo, 65 e você tem o 64, se a geometria do trabalho, exigência do cliente e do pacote técnico da etiqueta permitirem poderá diminuir na arte 1mm sem maiores problemas, e o inverso também se aplica.
Porém, lembro se a geometria do trabalho permitirem e o pacote técnico também. Uma etiqueta para bens duráveis como as coladas em locais específicos em aparelhos eletrônicos podem não aceitar diminuições ou aumento de 1mm, levando a perda do trabalho e até do cliente.
Gostou desta solução?
Quer saber mais sobre os aplicativos e sobre como obter uma consultoria para sua empresa, especializada em flexografia que pode revelar muitos outros caminhos, soluções com resultados positivos para seu negócio? Entre em contato hoje mesmo através de nosso email flexonews.br@gmail.com 

Um comentário:

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...