quarta-feira, 15 de abril de 2015

Vantagens da Flexografia

Que a flexografia é um processo de impressão versátil não há dúvidas. Mais quais são as vantagens aparentes do uso da flexografia?
A capacidade de imprimir sobre uma grande variedade de substratos por si só já é uma das maiores vantagens da flexografia. Rotogravura tem uma facilidade muito próxima, mas deixa a deseja em materiais muito porosos onde as tintas se espalham muito pelas fibras, como por exemplo papéis absorventes. Dentre os materiais possíveis temos os polímeros e poliolefínicos como PE e PP, materiais ásperos e com grande quantidade de fibras como o papel kraft, papéis lisos e calandrados como o glassine, couchê e cromecote, papelão ondulado (corrugado, caixas de papelão), tecidos, papéis sintéticos, folhas metálicas como alumínio e tantos outros.
As tintas, por serem líquidas e a base de solventes voláteis secam (curam) a grande velocidade permitindo a impressão de materiais não porosos, como é o caso dos poliolefínicos e metálicos. Avanços nas tintas por cura UV flexibilizaram ainda mais a versatilidade de substratos que podem ser impressos pelo processo e pesquisas já indicam que as nanoinks (tintas com tecnologia nanométrica) chegarão para fazerem o grande diferencial, sem esquecer é claro do eletro bean tecnologia que usa cura das tintas por radiação.

Outra facilidade é a capacidade de variações de formatos com a troca de cilindros porta clichês. Podemos sair de pequenas embalagens de poucos centímetros de comprimento até sacarias de adubo e rações com 1, 2 e até 2,5 metros de comprimento.
E o grande alavancador de novidades é a possibilidade de montar em linha (junto com a impressora) outros processos de personalização gráfica como hot-stamping, laminação, impressão no verso e sobre o adesivo, acabamentos de corte, vinco e dobra, saída em folhas ou sanfonadas entre tantos outros possíveis dispositivos para atender a necessidade do cliente.
Uma vantagem ainda não comentada e que agora interessa ao "bolso" dos investidores, o preço. Um equipamento flexo é muito mais barato que similares off-set, rotográficos, letterpress ou serigráficos para cada propósito de impressão.
Pense nisso ao decidir investir e diversificar seu parque gráfico.
Gostou da matéria? Que dar um sugestão ou saber mais sobre processos gráficos e flexografia?
Entre em contato hoje mesmo e tire suas dúvidas.
Até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...