segunda-feira, 27 de abril de 2015

Caixas corrugadas como se imprime?

Alguns de meus clientes e leitores acabam me perguntado como se faz a impressão de caixas corrugadas, as famosas caixas de papelão.
A resposta é bem simples, por Flexografia.
Claro que se guardando as devidas proporções a impressão de caixas corrugadas ocorre em um equipamento flexográfico que imprime chapa por chapa, ou seja, caixa por caixa. O equipamento é similar a uma impressora tipográfica ou off-set folha-a-folha.
Porém, logo após as unidades impressoras ocorre o corte da caixa, ou o formato da embalagem corrugada através de uma faca rotativa montada em uma calha de madeira compensada.
Também, é possível cortar a caixa em uma etapa offline em máquinas corte e vinco do tipo "boca de sapo" ou automáticas como as fabricadas pela Bobst.
Há equipamentos flexográficos para impressão de caixas bem em conta no mercado de duas cores e sem muitos recursos, mas também há equipamentos totalmente automatizados com excelente qualidade de impressão e registo imprimindo 4 e até 5 cores.


A produtividade em equipamentos mais simples e sem muitos recursos não ultrapassam 3 mil caixas hora e seu custo começa a partir de R$15.000,00 (segundo uma pesquisa feita no mercado).
Já equipamentos modernos possuem grande produtividade, fazem as etapas de impressão e corte simultâneas e requerem investimentos muito maiores, tanto de acessórios e espaço físico quanto da própria mão de obra envolvida.
A tinta continua sendo líquida e em 100% dos casos analisados a base de água de baixo custo e sem muitas características especiais.
As cores mais populares utilizadas para personalização de caixas de papelão estão entre os vermelhos, verdes, preto e azul, sendo que máquinas mais modernas com mais cores podem ainda incorporarem o branco e amarelo para maior abrangência e possibilidades de personalização de imagens.
As caixas de papelão são fundamentais para acondicionamento e transporte de mercadorias das mais diversas, sejam alimentos, eletrônicos e até produtos aeroespaciais.
O único inconveniente para quem pretende iniciar neste mercado é a aquisição das chapas de papelão ondulado que devem ser fornecidas em medidas específicas para seu equipamento e propósito de embalagem. Fornecedores próximos (locais) tendem serem mais fáceis de negociar já que o transporte e logística podem interferirem muito no valor final.
Uma caixa de papelão de onda simples e impressão a duas cores e tamanho de 40cm x 40cm x 30cm gira em torno de R$1,00 a unidade para pedidos de 500 caixa em média, com um lucro médio de 25% Estes valores podem variar dependendo de inúmeros fatores onde o mais impactante no preço seja o custo fixo da empresa e o custo da matéria prima envolvida.
Gostou desta matéria?
Quer saber mais sobre impressão de corrugados?
Então deixe um comentário abaixo e dê sua sugestão do que gostaria de ler ou saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...