A impressão como nós conhecemos esta sofrendo mudanças a cada dia. Foi-se o tempo onde um impresso comercial era composto somente de uma, duas e quando muito 3 cores.
Impressão flexográfica de qualidade tinha 4 cores, sendo uma tricromia (Amarelo, Magenta e Cyan e uma pantone), e as máquinas quando bem estruturadas possuíam 5 estações de impressão.
Tintas UV (por cura com ultra-violeta) não se imaginava e Nanoink era coisa de ficção científica.
Bom, os impressos tomaram uma nova forma. Agora além da impressão a 4 cores (cromia) mais cores especiais pantone ele recebe o tal DV (dados variáveis) que são informações que se alteram a cada nova impressão.
O DV pode ser um endereço, uma personalização de nomes, uma numeração sequencial ou mesmo frases motivacionais ou códigos para sorteios ou serialização de produtos.
O DV esta presente cada dia mais em nossos impressos gráficos, seja ela feito por ink jets industriais, por sistemas Laser ou por termotransferência.
O empresário do setor deve ficar atento neste momento e adquirir a tecnologia e o conhecimento destes novos processos, pois em mais alguns anos (diria que em 5 ou 10 sendo otimista) nenhum impresso será concebido sem uma ou mais informações personalizadas e variáveis.
Eu, particularmente, já estou trabalhado em sistemas e softwares para este novo mercado a pelo menos 5 anos e vejo um crescimento cada vez maior tanto na procura pelo cliente quanto no interesse pelo empresário.
Produtos personalizados, com identidade própria só se consegue hoje com a identificação única possível por dados variáveis.
Se você se interessou pelo assunto, entre em contato, comente, pergunte e diga sua experiência neste novo segmento que esta crescendo a passos largos junto a flexografia e outros processos gráficos.
FlexografiaTotal é o blog de técnicas, dicas, suporte e informação sobre a flexografia de banda estreita e banda larga.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como saber se uma papel é térmico?
Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...
-
O anilox por muitos anos foi fabricado em um cilindro de corpo de aço com um recobrimento superficial que variava de cobre, cromo ou cer...
-
Grande parte de meus clientes e consultas, como pode ser visto aqui no blog, refere-se ao pessoal que atua na banda estreita, fabricação de ...
-
Diferente da engrenagem dente reto que é muito simples calcular a engrenagem helicoidal requer um pouco mais de conhecimento matemático...
Nenhum comentário:
Postar um comentário