quinta-feira, 21 de julho de 2022

Aula 25 - Rolamentos e buchas


Esquecidos por muitos operadores de máquinas, os rolamentos requerem inspeção periódica e lubrificação permanente. Os rolamentos, são elementos de movimento que permitem a diminuição do atrito e facilidade para que os eixos girem. Alguns modelos de máquinas Impressoras Flexo possuem além dos rolamentos buchas de bronze ou bronze grafitado que também tem por objetivo diminuírem o atrito entre os elementos mecânicos. Caso seu equipamento possua buchas, a lubrificação e inspeção devem ser redobrados, pois, esses se desgastam mais facilmente quando não há óleo.

Gaiolas de corte em sua grande parte utilizam buchas de algum tipo, utilize para lubrificar o óleo indicado que pode ser o ISO-68 ou outro indicado pela fabricante de sua máquina. As buchas possuem furos, geralmente indicados por um ponto na cor Vermelha onde é feita a lubrificação, canais internos distribuem o lubrificante. É fundamental que estes estejam limpos e desobstruidos para o óleo fluir perfeitamente. O óleo tem outra função que é a do resfriamento da bucha. Por isso, não esqueça de lubrificar sempre as buchas da máquina para que elas não travem no decorrer do trabalho.

Há basicamente dois tipos de rolamentos utilizados em Impressoras Flexo. Os blindados que não requerem lubrificação e os aberto, como a série 1200 que necessitam de graxa para um perfeito funcionamento e diminuição do atrito. Recomendamos a Graxa Azul para rolamentos, facilmente encontrada em lojas de autopeças ou supermercados. Outras graxas que sejam indicadas para rolamentos também podem ser utilizadas, o importante é que sejam aplicadas sempre que necessário.

Rolamentos cônicos, como os utilizados em tambor central, em geral possuem bicos de lubrificação nos mancais onde são montados ou na estrutura da máquina e estes devem ser lubrificados com a graxa indicada pelo fabricante conforme a tabela de lubrificação da máquina ou o uso da mesma.
Como regra geral para estes tipos de rolamento a colocação de graxa a cada 30 dias ou em períodos menores (20 dias) já permitem uma boa lubrificação e longividade das peças. Máquinas que trabalham 24 horas todos os dias, devem ter seu programa de lubrificação revisados e aumentados.

Nunca utilize rolamentos fixos nos eixos e cilindros: porta clichês, anilox e rolo pescados. Estes não compensam os movimentos dos carrinhos, aumentando o atrito e forçando a lateral, pontas de eixo e criam resistência ao girar. Rolamento errados, prejudicam a impressão, danifica os grupos impressores e as pontas de eixo, levando-os a inutilização. Use sempre rolamento série 1200 para este fim.

Um comentário:

  1. Ola bom dia!! estou com algumas duvidas sobre o programa de tintas, como consigo falar com você?

    ResponderExcluir

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...