quarta-feira, 4 de maio de 2022

Aula 22 - Engrenagens Parte 2


Em nossa última aula começamos a dar explicações sobre os cálculos de engrenagens e também falei um pouco sobre o novo projeto de troqueladora de baixo custo que estou desenvolvendo. 

Esta troqueladora é ideal para quem deseja começar a fabricar etiquetas sem impressão, para automação, em especial para quem pretende vender no Mercado Livre, Shopee e outros marketplaces e aumentar ou ter uma fonte de renda extra ou até mesmo criar sua própria empresa de etiquetas, mas este é assunto para o próximo post.

Para calcular o diâmetro primitivo de uma engrenagem de dente reto qualquer usamos a seguinte fórmula:


               DP = Z * M


No caso de termos uma engrenagem helicoidal, os cálculos são um pouco diferentes. Um exemplo de cálculo de diâmetro primitivo de uma dada engrenagem com um ângulo conhecinhecido pode ser representado pela fórmula:


                        DP =(Z * M)/cos. α


Diâmetro Porta Clichês - usamos também a legenda Dpc, é a medida do cilindro porta clichês desnudo (sem dupla face e sem clichê). Esta medida é encontrada sabendo-se a medida do ø Primitivo e usando-se a fórmula abaixo:
           
Dpc = DP - ((2 * Dupla Face)+(2 * clichê))

Repeat - também conhecido como perímetro, é a medida de comprimento de uma dada circunferência. Para o repeat em flexo (ou comprimento de impressão como muitos chamam), usamos as constantes pi, o módulo e as variáveis Z:
Veja abaixo a fórmula para uma data engrenagem de Z=x e M=y


                    Repeat = (Z * M) * Π


Z - também T de teeth em inglês, o Z representa a quantidade de dentes que possui uma dada engrenagem. Quando dizemos que uma engrenagem é Z42, estamos afirmando que esta possui 42 dentes. 

Em flexografia, engrenagens de cilindros anilox, pescadores, tração em podem ser considerados como constantes, ou sejam, em grande parte não se alteram ou são cambeadadas. Já as engrenagens e cilindros porta clichês são variáveis. A troca do conjunto cilindro porta clichês e engrenagem permitem alterar o perímetro e consecutivamente o repeat de impressão. Mais dentes na engrenagem implicam em cilindros maiores e maior repeat (comprimento maior de impressão) menos dentes reduzem estas medidas. Para se obter as medidas das embalagens ou etiquetas em flexo usamos os múltiplos. Por exemplo para se fabricar uma etiqueta de 25,4mm de comprimento de impressão e temos somente um cilindro de 254mm de repeat, usamos a multiplicação para obter um completo fechamento como no exemplo abaixo:

  • comprimento de impressão cilindro = 254mm
  • tamanho da etiqueta = 25,4mm

                imagens :

                        Repeat/Etiqueta
                imagens:

                         254 / 25, 4 = 10


Já as engrenagens helicoidais possuem outras variáveis que devem ser utilizadas para obter o resultado de diâmetro primitivo, extreno e porta clichês correto. Este exemplo foi baseado em uma engrenagem helicoidal de um equipamento comercial fabricado pela Reflexo

  • diâmetro primitivo
  • diâmetro diametro porta clichês
  • diâmetro externo
  • repeat - comprimento de impressão

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...