quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Aula 09 - Conhecendo a impressora - Desbobinador


O conjunto desbobinador é formado basicamente por 3 elementos principais:

  • mandril
  • sistema de freio
  • sistema de ajuste lateral

O Conjunto desbobinador é considerado o alimentador da máquina. É nele que montamos nossa bobina de substrato virgem, e é dele que vem o controle de tensão de entrada.

Como padrão no Brasil utilizamos bobinas com tubetes de diâmetro interno de 3” (3 polegadas ou 76mm) Os desbobinadores utilizados em todas as máquinas flexo nacional são também conhecidos como mandril.

As máquinas mais antigas tinham estes mandris chamados de ”abacaxi”, eram do tipo mecânicos e para fixar a bobina era necessário uma trava ou cunha. Evoluções ocorreram no decorrer dos anos e do simples mandril com cunha passamos para os
expansivos mecânicos e logo para os do tipo pneumático.

O mandril é do tipo expansivo pneumático, tem seu funcionamento muito simples, onde através de um bico introduzimos ar sob pressão e este ”infla” (enche uma bexiga ou câmara de borracha) elevando travas que prendem o tubete da bobina de forma eficiente e segura por todo o tempo necessário para o processamento de nosso trabalho.

Para desinflar o mandril e substituir a bobina, basta apertar o pino de enchimento, liberando o ar que esta aprisionado no interior da câmara, recolhendo o sistema de travas e soltando o tubete.


As imagens utilizadas para ilustrar esta aula demonstram modelos comuns de mandril expansivo encontrado em máquinas flexo. Os mandris do tipo pneumático podem ser facilmente adaptados a outras máquinas mais antigas, basta enviar o desenho com as dimensões dos eixos onde são montados os mandris antigos que o fabricante poderá avaliar a viabilidade de fabricação desta ferramenta indispensável a produtividade.


DICA: Nunca utilize facas, estiletes ou material cortante sobre o eixo expansivo, você pode perfurar a câmara e prejudicar o seu funcionamento. Use para limpar somente pano e solventes como álcool ou água e sabão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...