As etiquetas podem, de acordo com sua fabricação e utilização serem:
- impressas - onde um processo gráfico ou digital faz a personalização em uma ou mais cores dos dados do cliente e/ou produto. Neste caso teremos etiquetas com dados fixos, não se alteram no decorrer do processo de impressão, mantendo o formato, dados, imagens, gráficos e símbolos sem alteração em toda a tiragem de produção
- pré-impressa - é uma etiqueta que recebe personalização pelo processo gráfico como as impressas, fixos e posteriormente recebem dados informados pelo usuário através de escrita manual, impressos por impressoras laser, inkjet ou termotransferências - são exemplos destas etiquetas as etiquetas de automação comercial como as de supermercados em papel térmico que possui a logomarca do estabelecimento impresso pelo processo gráfico e o do produto gerado pelo cliente no ponto de venda através de processo de impressora térmica em uma balança, por exemplo. Também é possível imprimir dados variáveis com ribbon, laser (toner) ou inkjet.
- sem impressão - etiquetas somente cortadas que não recebem impressão gráfica, somente a impressão de dados variáveis como citado no processo gerado pelo cliente na pré-impressa.
- Identificação por cores - são etiquetas que recebem impressão de cores sobre o substrato (papel por exemplo) e posteriormente são cortadas nos formatos do cliente. É comum empresas de logísticas utilizarem etiquetas redondas nos formatos de 40mm de diâmetro impressa a cores como vermelho, verde ou amarelo que são utilizadas para identificar produtos ou embarques de prioridades, urgências e padrão por exemplo.
As etiquetas, dependendo da sua aplicação e utilização podem ter também seu frontal diferente para cada cliente assim como o tipo de adesivo. Por exemplo, etiquetas utilizadas para colar em caixas de papelão que serão levadas a freezer (baixas temperaturas) como é o caso de frigoríficos, sugerimos ou uso de adesivos do tipo hot melt com 30g/m² e frontal de BOPP fosco caso haja impressão de dados variáveis por ribbon. Mas poderá ser utilizado frontal de Couchê, caso a precipitação de água seja baixa ou por aprovação do cliente final.
Ao comprar uma etiqueta é necessário atentar a estas informações e fornecer ao máximo todas as características de aplicação, tipo de base da aplicação (vidro, alumínio, ferro, aço, madeira, caixas de papelão), características do local onde a etiqueta estará a maior parte do tempo após aplicada, por exemplo:geladeira, freeser, container, gôndola de supermercados, etc...
Consulte sempre o técnico da empresa que esta oferecendo para você os rótulos ou etiquetas, questione sobre o tipo do produto que ele esta lhe apresentando e peça sempre uma amostra para comparar o que lhe foi apresentado na venda e o que lhe foi entregue de verdade.
Há muitas empresas (infelizmente) que vendem uma coisa e entregam outra completamente diferente no intuito de obterem maior lucro, mas esquecem da necessidade do cliente.
Caso tenham mais dúvidas, entrem em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário