![]() |
Imagem ilustrativa |
Como disse no post passado, estou lançando um desafio de projeto e construção de uma rebobinadeira funcional para banda estreita (rótulos e etiquetas) que você também poderá construir ai acompanhando as etapas deste curso de projeto e construção no mais puro conceito DIY (Do It Yourself - faça isso você mesmo).
Não adianta falar do projeto sem apresentar primeiro o que ele é, não é mesmo?
O que é uma rebobinadeira revisora?
Uma rebobinadeira revisora para rótulos e etiquetas é uma máquina especializada no controle de qualidade desses materiais. Ela tem a função primeira de rebobinar rótulos e etiquetas. O operador utilizando-se de recursos visuais ou acessórios pode inspecionar e eventualmente corrigir falhas de impressão, emendas e outros defeitos depois da impressão ou corte, garantindo que estejam em perfeito estado antes de serem enviados para o cliente ou aplicação final.
Essas máquinas podem, com auxílio dos olhos atentos do operador (que chamamos de rebobinador), detectar e eliminar defeitos como falhas de impressão, cortes incorretos ou outros problemas que possam comprometer a qualidade do produto final. Elas também podem ser equipadas com sensores, câmeras e outros dispositivos de inspeção para garantir que cada rótulo ou etiqueta esteja de acordo com os padrões desejados de forma automática.
Algumas vantagens do uso de rebobinadeiras revisoras incluem:
- Garantia de qualidade: Verificação minuciosa dos rótulos e etiquetas para assegurar que estejam em conformidade.
- Eficiência: Processo automatizado que aumenta a velocidade e a precisão da inspeção.
- Redução de desperdício: Identificação e correção de defeitos antes que os rótulos e etiquetas sejam utilizados, evitando o desperdício de materiais.
Há vários tipos, modelos e marcas de rebobinadeiras. Algumas com alguns poucos quilos que podem ser colocadas sobre uma mesa e que possuem capacidade menor tanto de bobina de entrada quanto de recursos, como grande modelos pesando centenas de quilos abarrotadas de sensores, câmeras, lâminas filetadoras e sistemas de troca automática de bobinas.
Claro, quanto mais tecnologia e mais conceituada a marca e modelo o investimento para sua aquisição é também proporcional (mais tecnologia e mais famosas sempre são de preço mais alto também).
Mas o foco não é a produção de uma máquina ultra equipada e sim uma que possar ser compreendida, fabricada e operada por você sem que necessite de nenhuma formação acadêmica ou cursos especial de mecânica, elétrica ou engenharia.
Sim, um mínimo de conhecimento e reconhecer as ferramentas e o bom senso são necessários para qualquer coisa na vida, mas não se preocupe, muito deste conhecimento, mesmo o mais básico, farei o possível em transmitir para você para que entenda e compreenda os passos e assim você mesmo se impressionar com suas habilidades de construtor de garagem!
Até o próximo post do desafio.
Quer apoiar o projeto? entre em contato flexonews.br@gmail.com