sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Desafio, apresentação do conceito da construção de uma rebobinadeira do zero

Imagem ilustrativa

Como disse no post passado, estou lançando um desafio de projeto e construção de uma rebobinadeira funcional para banda estreita (rótulos e etiquetas) que você também poderá construir ai acompanhando as etapas deste curso de projeto e construção no mais puro conceito DIY (Do It Yourself - faça isso você mesmo).

Não adianta falar do projeto sem apresentar primeiro o que ele é, não é mesmo?

O que é uma rebobinadeira revisora?

Uma rebobinadeira revisora para rótulos e etiquetas é uma máquina especializada no controle de qualidade desses materiais. Ela tem a função primeira de rebobinar rótulos e etiquetas. O operador utilizando-se de recursos visuais ou acessórios pode inspecionar e eventualmente corrigir falhas de impressão, emendas e outros defeitos depois da impressão ou corte, garantindo que estejam em perfeito estado antes de serem enviados para o cliente ou aplicação final.

Essas máquinas podem, com auxílio dos olhos atentos do operador (que chamamos de rebobinador), detectar e eliminar defeitos como falhas de impressão, cortes incorretos ou outros problemas que possam comprometer a qualidade do produto final. Elas também podem ser equipadas com sensores, câmeras e outros dispositivos de inspeção para garantir que cada rótulo ou etiqueta esteja de acordo com os padrões desejados de forma automática. 

Algumas vantagens do uso de rebobinadeiras revisoras incluem:

  • Garantia de qualidade: Verificação minuciosa dos rótulos e etiquetas para assegurar que estejam em conformidade.
  • Eficiência: Processo automatizado que aumenta a velocidade e a precisão da inspeção.
  • Redução de desperdício: Identificação e correção de defeitos antes que os rótulos e etiquetas sejam utilizados, evitando o desperdício de materiais.

Há vários tipos, modelos e marcas de rebobinadeiras. Algumas com alguns poucos quilos que podem ser colocadas sobre uma mesa e que possuem capacidade menor tanto de bobina de entrada quanto de recursos, como grande modelos pesando centenas de quilos abarrotadas de sensores, câmeras, lâminas filetadoras e sistemas de troca automática de bobinas. 

Claro, quanto mais tecnologia e mais conceituada a marca e modelo o investimento para sua aquisição é também proporcional (mais tecnologia e mais famosas sempre são de preço mais alto também).

Mas o foco não é a produção de uma máquina ultra equipada e sim uma que possar ser compreendida, fabricada e operada por você sem que necessite de nenhuma formação acadêmica ou cursos especial de mecânica, elétrica ou engenharia.

Sim, um mínimo de conhecimento e reconhecer as ferramentas e o bom senso são necessários para qualquer coisa na vida, mas não se preocupe, muito deste conhecimento, mesmo o mais básico, farei o possível em transmitir para você para que entenda e compreenda os passos e assim você mesmo se impressionar com suas habilidades de construtor de garagem!

Até o próximo post do desafio.
Quer apoiar o projeto? entre em contato flexonews.br@gmail.com 

https://apoia.se/crieeconstrua

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Desafio, projetando rebobinadeira revisora do ZERO, você também pode!


Como iniciar uma conversa?
E apresentar um projeto como deveria ser nos dias de hoje?
Qual seria a possibilidade de encontrar leitores hoje que foram conduzidos para este blog ou chegarem aqui em busca de alguma informação, técnica, conhecimento ou somente curiosidade?
Em um mundo digitalmente globalizado, dinâmico, rápido e "sem tempo" para leitura qual sucesso teria estas linhas ou as tantas outras já escritas e aqui deixadas, não ao pó, como aconteceria em alguma biblioteca onde livros ocupam prateleiras em corredores silenciosos não em respeito ao outros leitores mas por falta deles?
Antes de me debruçar sobre o teclado, vestir meus óculos e fixar-me aqui em frente a tela do computador relutei, pensei muito e até confesso que escrevi umas linhas, deletei-as e levantei-me em busca de um café (hoje faz frio e chove em Sampa) quando realmente decidi voltar e escrever este projeto.
Como o mundo anda "muito doido" e dificilmente encontraria algum interessado em percorrer as palavras em um texto técnico pensei muito na forma que eu iria apresentar este projeto aqui de construção de uma rebobinadeira do zero.

Neste ponto cheguei a uma triste conclusão, que de nada adianta postar infinitos detalhes técnicos, desenhos e textos explicativos e com jargões do universo de construtores, não iria dar certo. Também não sei se vídeos e colocá-los no youtube ou aqui, sem apoio ou patrocínio, sem saber se esta sendo lido ou visto é um grande dilema pois infelizmente são poucos feedbacks que eu possa usar para mensurar e validar um projeto desta magnitude e custos.
Como disse, refleti muito antes de propor este desafio comprometendo e investindo não só tempo mas recursos financeiros somente para projetar e publicar aqui uma rebobinadeira para banda estreita com tudo o que precisa para ser funcional, de baixo custo e que possa ser construída com poucas ferramentas e com um mínimo de usinagem, podendo facilmente ser construída.
O projeto em si terá duas partes, uma delas publicadas aqui mesmo no blog, com os textos explicativos, imagens, cálculos e alguns desenhos. A outra parte, mais funcional terá o reforço de vídeos, que serão postados regularmente ou no youtube e/ou aqui também no blog para que você acompanhar a montagem, conceitos e ferramentas que vamos utilizar, dentre elas os softwares de desenho paramétrico, ferramentas de usinagem, montagem e acabamento.
Para a construção deste protótipo vou usar diversas técnicas e materiais, mostrando a viabilidade do projeto e também como cada parte se encaixa para dar forma ao produto final, explicando o por que de cada uma.
Se você deseja aprender e conhecer mais sobre este projeto entre em contato flexonews.br@gmail.com terei prazer em apresentar para você.
Não perca no próximo post a primeira parte do projeto com o cronograma deste desafio de construir uma rebobinadeira revisora para banda estreita.
Aguardo você aqui!

Como é feita a distribuição dos custos na empresa?

  Ao montar uma empresa nos vemos cercados de boletos, taxas, contas entre outros valores a pagar que desconhecíamos quando em algum momento...