sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Desafio, Construa sua rebobinadeira, aula E02


Uma máquina, que tenha um motor acoplado a um polia e sistema de correias ao ser ligada transmitem movimento aos eixos que transferem aos outros elementos mecânicos que estejam conectados a estes.
Mas, o motor será acionado a sua velocidade plena de trabalho, com rotação e consumo de energia iguais às descritas na sua etiquetas de identificação.
Isso quer dizer que, se não tivermos uma forma de controlar o start (início) e a aceleração deste motor ele vai partir com toda a velocidade que ele possa produzir. Se for um motor de 4 polos, uso geral terá uma rotação no eixo na ordem de uns 1800 RPM.
Onde:
RPM = (120 x frequência em Hertz)/ polos
RPM = (120 x 60Hz)/4
RPM = (7200)/4
RPM = 1800
Claro que o uso de polias e correias, diâmetros dos cilindros, eixos e até engrenagens utilizadas no meio do mecanismo fariam esta velocidade em alguns pontos da máquina serem maiores e em outros menores.
Mas o que ganhamos em velocidade perdemos em torque (força por assim dizer).
Não vamos falar de torque agora, precisamos antes controlar a velocidade, não podemos partir a máquina já na velocidade máxima, além de ser extremamente perigoso, arrebentaria o papel logo que desse a partida.

Então como controlar a velocidade do motor sem prejuízos com o torque e sem ter que desenvolver inúmeras conexões mecânicas, polias, engrenagens, sistemas de embreagens e alavancas?

Simples, vamos utilizar um aparelho eletrônico chamado inversor de frequência.
Um inversor de frequência, também conhecido como conversor de frequência ou VFD (Variable Frequency Drive), é um dispositivo eletrônico que ajusta a velocidade e o torque de motores de corrente alternada (AC) controlando a frequência e a tensão fornecidas ao motor. 

O que ele faz na verdade?
  • Controle de Velocidade: Ele permite variar a velocidade do motor sem a necessidade de mecanismos mecânicos complexos.
  • Eficiência Energética: Ao ajustar a frequência, o inversor de frequência pode reduzir o consumo de energia, principalmente em aplicações onde a carga do motor varia.
  • Proteção: Ele também oferece proteção ao motor contra sobrecargas, sobretensões e outras condições adversas.
Em suma, um inversor de frequência é essencial para controlar a performance de motores assíncronos, proporcionando flexibilidade e eficiência em diversas aplicações industriais e comerciais.
Para o projeto de construa uma rebobinadeira você mesmo, vamos usar um inversor de frequência de 0,75Kw (ideal para o motor de 1CV), monofásico com saída trifásica 220V.
Há vários modelos, marcas e tipos de inversores no mercado e também diversas faixas de preço, desde importados pelo AliExpress, ebay a partir de US$50.00 até nacionais pronta entrega a partir de US$130.00.

Posso usar um inversor de frequência de 1,5Kw em um motor de 1CV que usaria um de 0,75Kw?

Sim, você pode usar um inversor de frequência de 1,5 kW em um motor de 1 CV (cavalo-vapor), que normalmente usaria um inversor de 0,75 kW. No entanto, há algumas considerações importantes a serem feitas:
  1. Compatibilidade de Potência: O inversor de 1,5 kW é mais potente do que o necessário para um motor de 1 CV (1 CV ≈ 0,735 kW). Isso significa que o inversor será capaz de fornecer a potência necessária sem problemas, mas estará subutilizado.
  2. Ajustes de Parâmetros: Certifique-se de configurar corretamente os parâmetros do inversor para o motor de 1 CV. Isso inclui a corrente nominal, a tensão, a frequência e outras configurações específicas do motor. Ajustes incorretos podem causar mau funcionamento ou danos ao motor.
  3. Proteção do Motor: O inversor deve ter proteções adequadas para o motor, como proteção contra sobrecarga, subtensão, sobretensão e superaquecimento. Como o inversor é mais potente, ele deve ser configurado para proteger adequadamente o motor de 1 CV.
  4. Eficiência Energética: Usar um inversor de maior potência do que o necessário pode resultar em um consumo de energia ligeiramente maior, mas geralmente a diferença é pequena. A eficiência energética pode ser afetada, mas não de forma significativa.
  5. Custo: Inversores de maior potência tendem a ser mais caros. Se você já possui o inversor de 1,5 kW, pode usá-lo, mas se estiver comprando um novo, pode ser mais econômico adquirir um inversor de 0,75 kW, que é o adequado para o motor de 1 CV.
Em resumo, é tecnicamente viável usar um inversor de 1,5 kW em um motor de 1 CV, desde que os parâmetros sejam configurados corretamente e as proteções adequadas estejam em vigor. No entanto, se você estiver comprando um novo inversor, pode ser mais econômico e eficiente optar por um inversor de 0,75 kW.

No projeto eu vou comprar o inversor pelo AliExpress pois como estou construindo a rebobinadeira com recursos próprios e minha intenção e sortear* esta rebobinadeira dentre os apoiadores do Apoie.se o prazo de entrega não vai interferir no andamento do curso nem no projeto.
Quando eu finalizar a compra vou postar o passo a passo e o modelo que eu vou adquirir para o projeto para que, caso vocês estejam fabricando a de vocês possam comprar também.
Por falar em apoio!
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*o sorteio da rebobinadeira só pode ocorrer se às metas de colaboradores sejam atingidas e o valor arrecadado seja suficiente para cobrir o investimento feito para construção e elaboração do curso. Caso este valor não seja atingido (falta de colaboradores, apoiadores ou valores arrecadados) para cobrir as despesas de construção da rebobinadeira estudarei outra forma de poder sortear ela por outro meio de ação que restitua o investimento. O sorteio não é um compromisso ou promessa, mas sim uma possibilidade que esta vinculada ao apoio conforme citado em outros e neste post. Agradecemos sua compreensão. 


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