Ainda se tratando de desenho algumas considerações devem ser mencionadas.
Independente de você criar seus projetos do método tradicional com prancheta, réguas, esquadros e compassos, desenhando sobre as folhas ou através de modernos e sofisticados softwares de desenho paramétrico 3D uma coisa é fato a escala.
Em desenho mecânico, a escala é uma relação proporcional que indica a redução ou ampliação das dimensões reais de um objeto para representá-lo de maneira adequada em um desenho técnico. Por exemplo, uma escala 1:2 significa que cada unidade de medida no desenho corresponde a duas unidades no objeto real, ou seja, o desenho é uma representação reduzida à metade. Já uma escala 2:1 indica que o desenho é duas vezes maior que o objeto real.
A escala é crucial para assegurar que todos os elementos do desenho sejam compreensíveis e possam ser interpretados corretamente, independentemente do tamanho original do objeto. Existem diversos tipos de escalas, como escala natural (1:1), escala de ampliação (maior que 1:1) e escala de redução (menor que 1:1).
Em nosso projeto de construir a nossa própria rebobinadeira, teremos desenhos tanto em escala 1:1 quanto escalas de ampliação (quando as peças forem muito pequenas e com muitos detalhes que desejamos ver) e escalar de redução, no caso das laterais e chassi da máquina.
Todo desenho técnico mecânico vai ter uma tabelinha no canto inferior direito chamado de LEGENDA e consiste de:
- Título do desenho
- numero
- escala
- logo da empresa ou instituição
- data e nome
- descrição dos componente
- quantidade de peças que o desenho representa
- denominação
- peça
- materiais, normas, dimensões
Nenhum comentário:
Postar um comentário