quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Desafio, construa sua rebobinadeira, Aula I07

 


No desenho técnico temos que representar um objeto tridimensional em bidimensional ou seja, 2D.

Para isso vamos utilizar de vistas de diversas posições da peça, onde vamos cotar (inserir as medidas) e tudo isso dentro das escalas de proporcionalidade.

O desenho da peça será realizado em vistas para que na fabricação (usinagem), os operadores de tornos, fresadoras, plainas, mandrilhadoras ou outra máquina de usinagem possa fabricar a peça, explicando de uma forma bem simples claro.

Vamos conhecer as vistas que iremos trabalhar em nosso desenho de projeto.

As vistas ortográficas são projeções bidimensionais de um objeto tridimensional, usadas para representar suas diferentes faces em um desenho técnico. As vistas mais comuns são:

  • Vista frontal: Mostra a face principal do objeto.
  • Vista superior: Exibe a parte de cima do objeto.
  • Vista lateral: Mostra um dos lados do objeto, geralmente o direito.

Essas vistas são dispostas de maneira organizada e padronizada para fornecer uma compreensão completa das dimensões e formas do objeto. Cada vista é projetada perpendicularmente ao plano de referência, garantindo que as medidas e proporções sejam precisas.

Há também outras vistas, como a vista posterior (traseira) e a vista inferior, dependendo da complexidade do objeto e das informações necessárias para sua fabricação ou análise.

Essas projeções são essenciais para transmitir de forma clara e precisa todas as informações necessárias para a construção ou fabricação de uma peça mecânica.

Vistas comuns:
As vistas comuns são aquelas obtidas a partir da projeção de um objeto sobre planos de projeção, ortogonais entre si, que circunscrevem o mesmo. O espaço tridimensional permite posicionar três planos ortogonais entre si (x,y ou x,z ou y,z).


Os desenhos técnicos executados no Brasil devem ser no sistema europeu, caso contrário, o mesmo deverá, obrigatoriamente acompanhado do símbolo de identificação do sistema americano caso contrário a peça pode ser fabricado do lado errado (o que era esquerda pode se tornar direita e o que é em cima pode se tornar embaixo).

Se você esta gostando e se os conteúdos do blog e do youtube em meu canal complementam seu saber considere se tornar um apoiador https://apoia.se/crieeconstrua ou para saber mais sobre projetos e consultoria entre em contato flexonews.br@gmail.com 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Etiqueta para automação e logística pré-impressa tem vantagens?

A participação cada vez maior do comercio eletrônico em nosso dia a dia, seja para comprar uma " blusinha " ou um " Carrão mo...