domingo, 2 de fevereiro de 2025

Desafio, Construa sua rebobinadeira - aula I04

Todo o produto começa com uma ideia. Esta ideia evolui para um projeto e dá origem ao planejamento, deste ponto em diante as coisas começam a se desenrolar.

Recursos dos mais diversos na fase de projeto devem ser conhecidos, calculados e adquiridos. Destes recursos alguns são materiais outros são financeiros e talvez o mais importante deles seja o conhecimento.


Os recursos financeiros e o materiais não tenho como "dar" para vocês, mas o conhecimento, neste curso você será capaz de adquirir em quase sua totalidade. Vou ensinar você também a procurar e achar por informações e novos recursos de conhecimento para complementar e ampliar ainda mais suas habilidades de construtor.

Nesta quarta aula introdutória, vamos falar da importância do desenho técnico.

Mas o que é desenho técnico mecânico?

Desenho técnico mecânico de projetos é uma representação gráfica detalhada de componentes ou sistemas mecânicos, usada para transmitir informações precisas e específicas sobre o projeto. Esses desenhos são essenciais no processo de fabricação e montagem, pois fornecem uma visualização clara das dimensões, formas, materiais e processos de produção.

Quais são os elementos fundamentais de um desenho técnico mecânico?


  • Vistas Ortográficas: Vistas de diferentes ângulos (frontal, lateral, superior) para mostrar todas as dimensões do objeto.
  • Cotas e Tolerâncias: Indicações das dimensões e limites aceitáveis de variação.
  • Materiais: Especificação dos materiais a serem utilizados.
  • Acabamento: Detalhes sobre os tratamentos superficiais ou acabamentos necessários.
  • Símbolos e Notações: Símbolos padrões para indicar tipos de roscas, soldas, acabamentos, etc.

Esses desenhos devem seguir normas técnicas, como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) no Brasil, para garantir consistência e precisão.
Claro que em nosso projeto não vamos entrar nos aprofundar em detalhes sobre desenho técnico, normas ABNT ou alguma exigência para contemplar normas ISO 9000, 14000 etc. Nosso objetivo é tornar as coisas simples mas dentro de padrões que sejam entendidos tanto por você que esta fazendo o curso quanto pelo profissional de usinagem que você escolha se optar terceirizar a fabricação de suas peças mais complexas.
Algumas destas regras do desenho técnico quando surgirem no  projeto, vou dar uma pequena explicação sobre ela para que não fique totalmente perdido no desenvolvimento e para que entenda o por que ela é exigida ou importante.
Esta gostando do curso?
Calma, a parte mais prática esta por vir com apoio de vídeos também. Estas são só as aulas introdutórios para você se familiarizar com os termos, com o projeto e para que você também se sinta seguro em começar você mesmo a construir sua própria rebobinadeira.
Se esta gostando e se os conteúdos do blog e do youtube em meu canal complementam seu saber considere se tornar um apoiador https://apoia.se/crieeconstrua ou para saber mais sobre projetos e consultoria entre em contato flexonews.br@gmail.com 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Etiqueta para automação e logística pré-impressa tem vantagens?

A participação cada vez maior do comercio eletrônico em nosso dia a dia, seja para comprar uma " blusinha " ou um " Carrão mo...