O motor é responsável por gerar o movimento da máquinas e pô-la em movimento, as polias transmitem o movimento rotativo do eixo do motor para os eixos da máquina e assim movimentam os rolos puxadores, rebobinadores e outros sistemas.
Para o motor da nossa rebobinadeira dimensionei ele para ser de 1CV (um cavalo-vapor), que em inglês seria 1HP (um horsepower) que corresponde a 735,5watts de potência.
Você pode optar por comprar dentre os dois tipos de motores que existem no mercado os abertos e os blindados.
![]() |
motor aberto |
Os motores abertos possuem IP21 oferece uma excelente opção para aplicações em ambientes isentos de quaisquer tipos de impurezas como pó, poeira, fuligens, cavacos, respingos d’água e etc. Pois estes, danificam a parte interna do motor, podendo causando a queima do mesmo.
Já os motores blindados, possuem uma carcaça fechada que impedem a entrada de sujeira aumentando a vida útil destes. Dependendo da marca e modelo do motor o grau de proteção pode ser IP44/IP55/IP56 que proporciona maior confiabilidade na vedação, assegurando resistência mecânica superior quando comparados aos IP21. Os motores blindados são mais pesados que os aberto por conta da carcaça.
![]() |
motor blindado |
Quanto ao preço: claro que só pela leitura das definições acima já deu para perceber que os motores blindados possuem um preço mais elevado que os abertos. Em geral esta diferença de preço é da ordem de uns 35% a 50%, dependendo da marca, modelo e fabricante.
Mas para uma rebobinadeira de baixo custo o motor aberto funcionaria muito bem sem muitos problemas justificando seu uso.
Se o seu "bolso" permitir a opção o uso de motor blindado pode ser considerada, mas como eu disse, o aberto funciona muito bem e pode ser utilizado neste projeto sem grandes prejuízos.
O motor seguido do inversor e do contador são os elementos mais caros de nosso projeto, além de serem de maior complexidade para instalar. Um erro na sua instalação e montagem pode danificá-los permanentemente. Por este motivo deve-se ter bastante atenção tanto na hora da compra quanto na instalação e montagem para não ter surpresa desagradável ou um custo extra desnecessário.
Quando for comprar o seu motor você deve optar pelas seguintes características:
- motor trifásico 220/380V
- 4 polos
- rotação entre 1700 a 1900 RPM (rotações por minuto) que é considerado motor de baixa rotação
- assíncrono
Nos motores assíncronos a velocidade é variável em dependência da variação da carga. Na etiqueta de identificação dos motores existem diversas informações como esquema de ligação (para a tensão Maior e Menor), número de polos, fabricante, amperagem (na tensão mínima e máxima), rotação e a potência mecânica na ponta do eixo.
Com o uso das polias e correias, inversor de frequência e outros elementos mecânicos vamos conseguir aumentar a força (torque) e variar a velocidade destes motores para o equipamento que estamos fabricando.
Recordando das aulas de física e matemática onde estudamos no ensino médio o uso e aplicação de polias perceberemos que ao trabalhar com polias para aumentar o torque (força por assim dizer) será aumentado enquanto se diminui a velocidade e vice e versa.
Torque é uma medida da força que pode causar um objeto a girar em torno de um eixo. Em termos mais simples, é o que faz uma chave de fenda girar um parafuso. Na física, torque é o produto da força aplicada e a distância entre o ponto de aplicação da força e o ponto de rotação (também chamado de braço de alavanca).
A unidade padrão para torque no Sistema Internacional (SI) é o newton-métro (Nm).
Mas não se preocupe com estes cálculos, não será necessário você fazer eles neste momento (para este projeto já foi tudo calculado e esta dimensionado com uma boa folga).
Porém, caso você pretenda projetar outro tipo de máquina ou alterar as dimensões e estrutura da máquina, incluindo por exemplo mais eixos, aumentando a largura da máquina ou o diâmetro da bobina de entrada e saída é bom saber como calcular o torque para dimensionar apropriadamente um novo motor, polias e correias.
Você pode aprender um pouco mais sobre motores e suas aplicações nos sites dos fabricantes:
WEG Motores: Uso Geral | WEG - Produtos
Motores Eberle: https://eletrovema.com.br/produtos/motores/motores-eberle/
Nova Motores: Motores Trifasicos | Nova Motores e Geradores Elétricos
Hércules Motores Elétricos: Nema Trifásico - IP 21 / IR3 Eco - Hercules Motores Elétricos
Você também pode pesquisar na internet por mais fabricantes e fornecedores.
Posso comprar um motor "reformado" ou "recondicionado" para o projeto?
Nada impede de você utilizar e reciclar um motor que tenha ai encostado ou que compre de algum fornecedor que o recondicione ou reforme, mas este tem que lhe dar garantias do produto.
O que você tem que levar em conta é que o inversor de frequência deve ser compatível com a potência do motor e o rotação dele não pode ultrapassar os 2000RPM, caso isso ocorra alguns cálculos devem ser refeitos no dimensionamento de polias, eixos e roletes ok.
Outro detalhe, a compra de um motor mais potente de 3CV por exemplo, mesmo que mais barato por ser reformado pode trazer um gasto desnecessário no inversor de frequência que proporcionalmente é mais caro, assim como os disjuntores que terão que ter uma Amperagem maior além é claro do gasto desnecessário de energia (maior motor, mais energia ele consome).
Esta gostando de nosso curso?
Quer ver esta rebobinadeira de pé, testada e funcionando?
Considere ser um apoiador do canal e deste projeto. Para apoiar com qualquer quantia você pode usar o link do Apoie.se* https://apoia.se/crieeconstrua ou para saber mais sobre projetos e consultoria entre em contato flexonews.br@gmail.com
*Apoie.se Uma plataforma de financiamento coletivo pronta para as relações de longo prazo: você e sua comunidade construindo e mantendo juntos trabalhos de impacto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário