A participação cada vez maior do comercio eletrônico em nosso dia a dia, seja para comprar uma "blusinha" ou um "Carrão motor V8" já não pode ser mais considerado uma exclusividade ou um modelo de negócio temporário.
O marketplace veio para ficar e se expande a cada dia ao ponto de muitos grandes magazines estarem fechando suas operações e lojas em diversas cidades e atendendo somente pelos canais digitais.
Este modelo no entanto deu uma boa alavancada nas vendas de etiquetas para automação, em especial papel térmico e tamanhos que permitem uma boa margem de lucro como por exemplo as etiquetas 100x150mm, 40x25mm e 50x25mm tanto em uma como duas colunas (carreiras).
O que eu observei no entanto é que os convertedores não estão aproveitando este novo nicho de mercado e oferecendo etiquetas pré-impressas para o crescente número de consumidores de etiquetas que estão surgindo.
Muitos deste consumidores, poderiam estar utilizando etiquetas personalizadas que agregariam valor e segurança (caso tenham dúvidas sobre a segurança que traz uma etiqueta pré-impressa ou personalizada, podem me chamar que explico), além de permitirem um marketing gratuito promovendo a empresa que utiliza deste recurso.
Uma das formas de oferecer um serviço de personalização e pré-impressão são as marcas d'água nestas etiquetas com logos ou ainda endereço impresso.
Outro ponto seria a personalização de etiquetas com cores, tarjas e sinais que poderiam ser utilizados para separação e logísticas de remessa, setorizando áreas e assim diminuir erros por conta de separação no momento de envios ou despacho.
São muitas vantagens de se personalizar etiquetas de logísticas com a pré-impressão que podem ser exploradas e assim agregar ainda mais valor em uma simples etiqueta, que diga-se de passagem todo mundo esta fazendo igual.
Essa isonomia de ofertas das etiquetas em branco mesmo com a grande demanda, por não ter nenhum diferencial (de cor, por exemplo) acabam por despencarem com os preços de venda ou revenda e as margens de lucro caem.
Eu, particularmente não fabrico etiquetas, mas caso o fizesse com certeza eu teria modelos com cores diferenciadas, ofertas de personalização e sistema de logística e identificação seriam oferecidos aos meus clientes. Com este diferencial minha margem de lucro seria aumentada significativamente e a concorrência e competição em relação ao produto seria diminuído ou até zerado em alguns itens.
Pensem nisso, oferecer melhorias e diferencial para um produto tão comum pode ser a fórmula mágica para sair do comum e se tornar exclusivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário