Em quase todas as minhas consultorias e assessorias, no primeiro encontro com o contratante, que por vezes é o próprio dono do negócio recebo, após alguns minutos de "bate papo" a seguinte pergunta: "Você não conhece um bom vendedor para indicar para nós?".
Acredito que a falta de profissionais e principalmente de responsabilidade de muitos (como eu disse, são mais de 35 anos atuando no segmento), faz com que sempre o empresário esteja em busca de bons vendedores.
Quando eu falo responsabilidade não é nenhuma ofensa ou de forma alguma é pejorativo, é a verdade. Responsabilidade não é só cumprir horários como muitos pensam, ou "bater metas" estipuladas pelo cronograma da empresa, responsabilidade começa no momento de marcar a visita ao cliente, em recolher e organizar as informações sobre o trabalho e o produto que deverá ser realizado, é dar um prazo realista e verdadeiro tanto para produção quanto para entrega, é estar na hora combinada com o cliente sem desculpas como já ouvi várias: "Sabe como é o transito na marginal né?", se você sabe que o transito é ruim saia mais cedo, se programe, pontualidade faz parte da venda e indica o quanto você esta comprometido e o quanto o cliente é importante para você.
Mas não estou aqui para "ensinar o ofício de vender e ser responsável" estou aqui para dizer quais mais mecanismos de vendas você pode contar com este novo cenário de reclusão e novas abordagens de distanciamento a que todos no Mundo fomos impostos.
A primeira forma de vendas com certeza é montar um bom showroom virtual, sim precisa ter um site com o nome de sua empresa, isso dá credibilidade. Você pode e deve ter redes sociais sim, mas rede social é geralmente bloqueado em empresas para acesso pelos computadores, então colocar 100% dos seus investimentos em um Alfacebook por exemplo não é uma excelente estratégia.
Outro ponto, invista em marketing digital, não adianta só colocar um site ou publicar seus produtos nas redes sociais se você não tem uma pessoa que entenda do negócio de divulgação digital dando assistência, respondendo aos interessados, organizando os anúncios, imagens, posts, etc. coloque alguém é fundamental.
Uma vez que você tem uma vitrine invista em telemarketing, sim, aquela velha forma de ter uma pessoa ao telefone ligando para os clientes, apresentando o produto, apresentando sua empresa, indicando soluções, agendando visitas técnicas e de vendedores, etc. Mas essa pessoa não pode ser qualquer um deve ser treinada, conhecer, saber o que esta falando. Muitos telemarketing não dão certo pois colocam pessoas sem conhecimento do produto e até da empresa. O telemarketing deve vestir a camisa, viver, respirar a empresa, conhecer cada canto, cada processo, cada etapa, para que no mercado de etiquetas e rótulos conseguir vender por telefone.
Invista em marketplaces, sim venda no Mercado Livre, no Magalu, na Amazon, na B2W, ou sei lá mais qual exista ou mais se aproxime do perfil e produto que sua empresa realiza. Mas só conseguira um sucesso neste setor se antes adequar as etapas já mencionadas anteriormente.Faça um bom controle de suas finanças e elabora um bom sistema de formatar preços, contemplando não só os custos de produção mas os custos de logística, estoque e envio que são bem diferentes para o novo público que será atraído pela sua nova metodologia de vendas adotado.
Invista em embalagens interativas e explicativas, que além de protegerem o produto no transporte fale um pouco de você (sua empresa no caso), produtos e faça um merchan de seus produtos, afinal a embalagem já esta paga, e com tanta área que ela tem aproveitar um espaço para própria promoção é não só uma estratégia como inteligência.
Dê suporte, crie um canal de interação com o usuário, comprador e interessados. Seja com respostas pré montadas seja com pessoas para responder.
Crie brindes criativos e funcionais, apelos ecológicos e ambientais são muito bem vindos e mostram a sua preocupação com o futuro do planeta, isso dá no mínimo de 15% a 20% de vantagem a você em relação a seu concorrente.
Bem, os mecanismos de vendas, promoção de seus produtos e alavancadores de negócio são inúmeros, um simples Brinde, alguns minutos de um bom suporte técnico e um site bem estruturado mostrando que você sabe como fazer e principalmente o que esta fazendo fazem toda a diferença e são importantíssimos para o sucesso neste novo mercado de vendas a distância.
Quer saber mais? Pode contratar meus serviços de assessoria e consultoria: contato: flexonews.br@gmail.com
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