Regulagens
Os grupos impressores são compostos por inúmeras peças móveis. Estas peças são as responsáveis pelos ajustes, tomada de tinta e pressão de impressão. São fabricadas de diversos materiais, em especial aço e o alumínio. Os fabricantes hoje optam por comprar no mercado peças previamente usinadas como: fusos (barras roscadas), manípulos e knobs. Há grupos impressores que não possuem knobs (pequenos manípulos), para travamento de peças móveis como: tampa de mancais, mancais de rolos anilox e borracha; e no seu lugar colocam parafusos do tipo Allen ou mesmo sextavados.
Quando os grupos impressores não possuem estes pequenos manípulos, a troca de serviço e setup é diminuída, pois requeremos de uso de chaves para poder soltar as peças e assim fazer suas substituições e regulagens. O uso de chaves com o equipamento em funcionamento também não é uma boa prática, pois podem se soltar (tanto do ponto de apoio quanto das mãos do operador) e causar acidentes ao operador ou danos irreparáveis na máquina e suas partes.
Recordando, os grupos impressores são os responsáveis por unir as características e dispositivos mínimos para gerar a impressão. Nele são encontrados os cilindro pescador, cilindro anilox, tinteiro, facas doctor blade, porta clichês e todos os manípulos de ajustes necessários para realizar a impressão.
A ilustração abaixo, nos permite conhecer as peças e partes fundamentais de um grupo impressor típico. Em detalhes ou como seria vista na fabricação um grupo impressor básico se parece muito com a ilustração abaixo, com suas peças indicadas e a sequência de montagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário