Uma empresa hoje é gerenciada quase que exclusivamente por computadores.
Sim há pessoas, gerentes, operadores, atendentes, equipe de limpeza, compradores e em algumas ainda a figura da telefonista e telemarketing se faz presente. Outras, no entanto, já aderiram aos rôbos, ou chatbots que simulam a conversa de forma "tão humana" que o cliente acaba por desistir de comprar.
Mas, antes das AIs a gente já utilizava muito a informática em nossas empresas como gerenciador de recursos, banco de dados, calculadoras, planilhas e gráficos e mais especialmente para produzir arte final, desenhos, arquivos, formatar e até imprimir.
Não vou me estender nas explicações, origens e surgimento da informática e softwares especializados na indústria gráfica pois se assim o fizer, teríamos aqui pelo menos uns 8 posts para explicar tudo isso.
Vamos ao que interessa, você esta montando uma empresa para fabricar rótulos, etiquetas ou mesmo embalagens flexíveis no processo de impressão flexográfico por exemplo, então o que vai precisar?
- primeiro ao menos um PC, com Windows (não caia na besteira de usar software pirata, agora você é uma empresa e a multa e pesada),
- Pacote office - neste caso pode optar pela Microsoft na modalidade 365 que é bem baratinho e te dá o pacote office completo, como pode usar alguma coisa gratuita e bem funcional e profissional que é o LibreOffice. Aqui você terá as planilhas e os editores de texto e apresentação.
- para desenhar suas embalagens e etiquetas
- se quer algo consagrado e esta disposto a pagar (lembra agora você é empresa não pode pensar em piratas ok), Corel Draw ou Illustrator
- se não quer gastar e deseja alguma coisa bem legal (tem algumas limitações claro, mas funciona bem), Inkscape e Krita.
- tratamento de imagens:
- comercialmente o photoshop, não tem nem o que falar é o melhor
- se não quer gastar ai pode usar o Gimp muito bom (use com o Krita).
- para desenhar suas facas e partes de máquina 2D LibreCad
Com estes softwares você poderá desenhar, tratar imagens e trabalhar muito bem com arquivos digitais, para posteriormente, fabricar seus clichês ou chapas de impressão.
Qual aplicativo destes eu uso?
Aqui, eu tenho tudo original e uso muita coisa do mundo Linux que é Open Source. No meu Windows 11 tenho Inkscape para desenho vetorial (mesma função de um Corel por exemplo) e para desenho de facas eu uso o Solid Edge 2D Drafting 2024. Já no Linux eu uso o Inkscape, Krita para desenho 2D vetorial e LibreCAD para desenhos de facas.
Para tratamento de imagens em todos, inclusive no MACBook eu uso o Gimp.
Como editor de textos no Windows uso o Word e pacote do Office 365, no Linux e MAC o LibreOffice.
Como editor de textos no Windows uso o Word e pacote do Office 365, no Linux e MAC o LibreOffice.
Geração de orçamentos, ordens de serviço, impressão de etiquetas em impressora térmica eu desenho e escrevo meu próprio aplicativo ou em JAVA ou em C# e Python.
Basicamente é isso ai. Com poucos softwares e recursos financeiros bem humildes é possível ter tudo legalizado, funcional e prático para produção de arte, arquivos de texto, planilhas em uma empresa gráfica de rótulos, etiquetas ou embalagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário