domingo, 15 de agosto de 2021

Retomada do normal? Não é bem assim!


 Ao que tudo indica os governadores e prefeitos estão "forçando" uma volta as atividades normais quando afirmam que a vacinação avança e grande parte dos brasileiros já estão vacinados.

Mas a bem da verdade é que de certa forma (não sou negacionista nem tão pouco descrente na eficiência das vacinas), não sabemos se a vacina em si, garante a cobertura e evitar a proliferação e a contaminação pelas novas variantes e nem tão pouco os efeitos delas ao longo dos próximos meses ou anos.

Grande parte das empresas, apesar da atitude dos Governantes em incentivar a volta às aulas e as atividades comerciais e industriais, reavaliou os sucessos, fracassos, economia gerada, resultados obtidos e estão quase que unânimes que a volta agora é um risco grande.

Muitas empresas já manifestaram a intenção de manterem os rodízios de funcionários semipresenciais e outros já dizem que manterão os home offices de forma permanente em especial nos cargos de vendas, telemarketing, suporte ao cliente, comissionados e cargos administrativos e de escritório.

Outros afirmaram que vão manter somente os cargos de produção e operação/fabricação na forma presencial e toda a parte "burocrática" e de escritório será quase que 100% "on-line" ou semipresencial, em outras palavras, em um ou outro dia na semana o pessoal do escritório aparece para tirar alguma dúvida, receber alguma encomenda e ver como as coisas vão.

Em minha avaliação isso é bem simples de acontecer, vejam por que isso não é difícil e se tornará o modelo futuro já presente.

  • o acesso a internet de alta velocidade e capacidade de transferência de dados esta presente em quase 100% das empresas brasileira;
  • Grande parte das empresas já possuem sistemas de vigilância e circuitos fechados e de cameras;
  • quase todos os negócios já são fechados por emails, plataformas de compra ou plataformas entre cliente e empresa onde estas fazem seus pedidos e contratações de serviços;
  • hoje, através de retrofitting de máquinas e nas máquinas mais modernas isso já é de "linha" é possível em tempo real saber a quilômetros de distância se uma máquina esta operando, parada, produzindo, a que velocidade, qual o produto e o tempo que levará para finalizar tudo isso com a tecnologia IoT (Internet das Coisas);

  • o sistema de logística há muitos anos vem evoluindo e depois da experiência da pandemia estão mais profissionais, eficientes e automatizados, basta você selecionar o "courier", dizer o que quer despachar, deixar embalado que no dia a hora marcadas o pessoal passar coleta e faz toda a logística de envios sem você se preocupar e tudo isso contratado com apenas alguns cliques sem sair de casa;

  • as tecnologias de "teleconferência" evoluiram muito, Skype, whatsapp, plataformas da Google e qualquer estudante do primeiro ano de informática constrói um aplicativo via web com APIs gratuitas que permite a você e seus colaboradores estarem em tempo real discutindo o que e como fazer seja qual for o fuso horário ou o local que você esteja em relação ao setor de produção de sua empresa;
  • tecnologias de plataformas de ensino e vídeos tutoriais estão aos montes e grande parte de forma gratuitas na web, basta saber como pesquisar e o que pesquisar e você estará de frente com os maiores especialista do mundo te dando de "mão beijada" todo os recursos de informação para obter sucesso no que esta fazendo. Quer um exemplo, pesquise no Google sobre: como fazer panquecas?
    Verá a quantidade de informação que terá, dicas, receitas e até Mestres panquequeiros dando seu toque especial e lhe ensinado seus segredos... basta saber o que e como procurar e poderá ver até Madre Teresa dando entrevista.
  • Hoje com a facilidade de se controlar a entrada e saída de pessoas, saber via GPS através de seus logins e deslocamento de pessoas pelos seus celulares cada vez mais tecnológicos e rastreáveis e com a experiência da pandemia, não é necessário mais "controlar" os funcionários, aprendemos a trabalhar sob demanda, o que possibilita a ele a flexibilização de entrar a hora que desejar, evitando horários de pico e trabalhar por pacotes de serviços e não mais por hora. Vou explicar, em vez de ter o funcionário 8, 10 horas fechado em nossa empresa, teremos ele somente quando tem serviço no horário que é preciso, trabalha sob demanda, ele vem, produz e vai embora e só volta quando tem um novo trabalho, evitando gastos desnecessários de energia, tempo, etc.... respeitando-se os devidos tempos de intervalo isso funcionaria muito bem e todos os operadores de certa forma aprovariam, ou seja, funcionário na empresa quando se precisa dele, não precisa ele fica em casa, com isso os trabalhos são feitos de forma mais rápida, econômica e eficiente.

Eu poderia ficar  horas aqui apontando as vantagens e maneiras de mostrar que as ideias acima não só funcionam mas já estão sendo colocadas em prática por muitas empresas e modelos de negócios.

Mas você ainda pode estar cético em relação a esta ideias nem tão inovadoras assim, se tiver dúvidas pode entrar em contato que em alguns minutos vou lhe mostrar como colocar sua máquina "ligada" na internet e lhe mostrando em tempo real o que esta produzindo e como esta produzindo (velocidade, tempos mortos, quantidade produzida, recursos utilizados, etc..), verá que tornar sua máquina seja ela de 20 anos atrás sem recursos "eletrônicos sofisticados" ou uma novinha em folha e que ambas pode ser convertida para IoT e você terá total controle sobre ela (ao menos de dados recebidos em tempo real de como ela esta funcionando e se comportando na mão do seu operador).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...