Como executamos as medidas de uma etiqueta para um orçamento?

 


Quando precisamos elaborar um orçamento e posteriormente determinar a quantidade de matéria prima para produção de uma etiqueta ou rótulo, precisamos antes de mais nada saber as dimensões das etiquetas a serem produzidas e também a quantidade de material deixado como margem de segurança e esqueleto nas laterais e entre as etiquetas tanto na largura quanto na altura.

Neste post, vou mostrar quais são e onde encontrar as medidas para determinar a quantidade a ser produzida tanto em metros lineares quanto em metros quadrados.

Antes de realizar os cálculos é fundamental para todo vendedor, orçamentista e pessoal de produção ter e saber usar ao menos uma régua de 30cm (300mm) e um gabarito de círculos (para os desenhistas pelo menos). O gabarito de círculos serve para medir os cantos arredondados das etiquetas com mais precisão, mas você pode usar um compasso e algumas técnicas simples para se obter o mesmo resultado.


Há também alguns gabaritos de cantos, geralmente fornecidos gratuitamente pelos fabricantes de facas, faça contato com seu fornecedor e veja se ele não tem um gabarito deste para lhe fornecer.

De posse destes elementos vamos iniciar as medições.

Sempre as etiquetas são referenciadas (é uma padronização este modelo), em LARGURA e ALTURA, sendo que a largura esta no mesmo sentido (paralela) a largura do material e a altura esta no mesmo sentido de desbobinamento do material.

O que medir então?


A primeira coisa a medir é a largura da etiqueta. Utilizando a régua e em uma superfície plana meça a largura colocando o 0 (zero) sobre uma das laterais da etiqueta, rente a borda e anote o valor rente a outra borda, no caso de nossa etiqueta exemplo temos 61mm de largura.
Vamos medir agora a altura, da mesma forma, colocamos o 0 (zero) na borda da etiqueta no sentido do desbobinamento e anotamos o valor que encontramos na outra extremidade, neste caso temos o valor 30mm (3cm).
Já temos as medidas da etiqueta, agora para os cálculos mais precisos precisamos da largura do material que pode ser feita medindo o material todo de uma borda a outra do liner (papel base, o material siliconado) ou somar as medidas da etiqueta que temos os valores obtidos de cada lateral, vou mostrar o exemplo medindo isoladamente cada um dos lados da borda.

No exemplo estou mostrando que pode-se medir cada uma das bordas laterais (da borda do liner até a borda da etiqueta) de ambos os lados, no caso obtemos 2mm e cada lateral.
Falta agora saber o valor aproximado do esqueleto entre etiquetas no desbobinamento, esqueleto na altura. Falo aproximado pois quem define com precisão este valo é a divisão de imagens da etiqueta ou das bocas de corte sobre o perímetro do cilindro, como um padrão para cálculos quando não sabemos esta medida é comum considerar que este espaço seja igual a 3mm, funciona bem e não dá muitos erros nos cálculos em etiquetas comum.

Para medir o esqueleto na altura ou tamanho do esqueleto na altura (desbobinamento) podemos usar a régua e medimos de borda de uma etiqueta até encontra a borda da outra etiqueta e anotamos, vemos que neste exemplo temos 3mm.
De posse de todos os valores podemos agora chegar o resultado final que é a soma da largura + os dois esqueletos laterais, será igual a largura do material e o comprimento real da etiqueta será a soma do esqueleto da altura + a altura da etiqueta.
Com estes valores podemos chegar ao comprimento total de material necessário ou metros lineares e metros quadrados, mas calma, para chegar neste valor precisamos de outro dado que não esta na etiqueta e é fornecido pelo comprador ou cliente que é a quantidade de etiquetas.
Transferindo os dados temos:
  • etiqueta tamanho 61x30mm (ou 6,1cm X 3,0cm)
  • largura do material é igual a 61mm + (2 x 2mm) total 65mm largura
  • altura total do produto será a soma de esqueleto altura + altura etiqueta 30+3 = 33mm
  • dado de quantidade 20000 (vinte mil)
Agora temos que calcular a área em metros quadrados que é 
  • metro quadrado de 1 etiqueta: (largura total/1000)* (altura total / 1000)
  • total de metros lineares será: (altura total /1000) * quantidade
  • metros quadrados total = ((metro quadrado de 1 etiqueta) * quantidade) * quebra
Para este produto temos um total de metros lineares de 660metros e um total de 47,19m² se considerarmos 10% de quebra.
É desta forma que começamos a realizar os cálculos de consumo e preparar o orçamento com os valores corretos de quantidade de matéria prima para um dado produto.
Quer saber mais? Precisa de uma consultoria o suporte para o setor flexográfico de sua empresa? Quer aprender a fazer todos os cálculos pertinentes ao processo e controle de produção? Entre em contato pelo email: flexonews.br@gmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como eu calculo a quantidade de material plástico em kg?

Calculando a engrenagem Helicoidal

Dimensionando anilox GTT