A secagem ou cura UV*. é um método que permite a aplicação de verniz para acabamento com muito brilho e resistência. É um opcional que poderá ser instalado na fabricação da máquina, ou adquirido posteriormente. Seu uso é simples, funciona como uma estufa de secagem normal.
Os passos ou sequência de aplicação de verniz por cura UV, que em geral ocorre após a impressão flexografica, letterpress ou até mesmo impressão digital são as seguintes:
- a impressão na última cor ou unidade extra de impressão do verniz UV;
- passagem do substrato pelo interior da unidade de cura UV (que deve estar ligada no momento da cura);
- corte ou acabamento na estão de corte que e impressoras mais modernas ou digitais é feito com uma unidade laser;
- rebobinamento ou finalização como corte em folhas, sanfonamento ou outro possível acabamento conhecido.
Abaixo temos as unidades de UV fabricados pela GEW onde destacamos:
(GEW é uma empresa Inglesa que fabrica curadoras UV para diversos fabricantes de máquinas gráficas do mundo - GEW (EC) Limited)
- unidade da lâmpada - é nesta unidade que a lâmpada fica montada;
- CLP Touch Screen - teclado de controle de toque para ligar e regular intensidade da lâmpada. Todos os recursos de capacidade, potência, horas trabalhadas, vida útil da lâmpada, exaustão, etc, são monitorados por esta tela;
- Unidade geradora para as lâmpadas - transformadores;
- sistema de exautão;
- dutos flexíveis de exaustão das unidade de lâmpadas até o duto rígido de conexão com o exaustor;
- duto rígido para acoplamento e ligação com exaustor.
As lâmpadas UV não funcionam instantaneamente ao ligar. Ao usar uma unidade UV devemos liga-lá pelo menos 5 minutos antes de colocar o nosso trabalho em produção. Este tempo é necessário para que o aquecimento e intensidade das lâmpadas sejam atingidos.
Hoje já temos unidades de cura UV por LED (Diodo Emissor de Luz). Estes são bem práticos, frias do ponto de vista técnico e gastam muito menos energia. A durabilidade da lâmpada LED é de aproximadamente 50.000 (cinquenta mil) horas o que é 50 vezes mais que as lâmpadas UV comum.
Por serem de LED o comprimento de onda UV que ela emite é bem restrito e controlado diferente das lâmpadas de tubos e mercúrio que possuem um espectro muito amplo e atingindo radiações de UV A, B e C que é perigoso. O único problema ainda para se trabalhar com UV LED é a tinta ou verniz. Devido a sua radiação muito limitada dentro do comprimento de onda as tintas devem ser mui-
to bem balanceadas e acertadas quimicamente para reagir com esta faixa de radiação o que torna a tinta um pouco mais cara que as tintas comuns para cura UV por lâmpadas de vapor de mercúrio.
Mas o futuro é este e brevemente teremos somente lâmpadas e curas UV por LED pelo motivo de serem menos prejudiciais a saúde, meio ambiente e mais econômicas e duráveis.
Independente do sistema de secagem que você esta utilizando é importante aplicar a menor quantidade de calor possível para secar sua tinta. Ao rebobinar, o material deve estar o mais frio possível (temperatura ambiente ok). O material quando aquecido dilata e ao esfria contrai, lembre-se disso. Muitos problemas de decalque
podem ser corrigidos somente diminuindo a temperatura entre as secagem entre cores e final.
*UV - ultravioleta A radiação ultravioleta é definida como toda radiação com comprimento de onda menor que 400nm
Nenhum comentário:
Postar um comentário