O anilox é uma ferramenta fundamental para se obter qualidade no impresso. Os anilox são responsáveis pela dosagem perfeita e uniforme de tintas sobre os clichês. Anilox mal dimensionados podem deixar excesso de tinta, ocasionando ganho de ponto, pouca tinta no entanto deixa a impressão pálida e sem vida.
Há dois tipos de anilox usados atualmente em flexografia que são:
- anilox mecânicos anilox feito de corpo de aço, gravados mecanicamente e revestidos de cromo
- anilox cerâmicos anilox feito de corpo de aço, revestidos de cerâmica, gravados a laser onde é possível controlar o volume pela profundidade da gravação dada pela intensidade do laser.
controlado do tipo BCM (bilhões de micras cúbicas por polegada quadrada),
somente os anilox cerâmicos possuem esta capacidade de controle de volume.
Muitos impressores conhecem os anilox mecânicos como anilox cromo.
Saber dimensionar o anilox é o primeiro passo no setup de uma impressora a cada troca de serviço. Como exemplo podemos dizer que retículas e cromias requerem anilox com mais linhas (células) por centímetro e menos carga e chapados, grandes áreas de traços e aplicação de vernizes requerem um anilox com menos linhas (células) por centímetros e mais carga(volume) de tinta. Não se preocupe se este assunto não ficou claro para você, no final desta apostila há uma tabela orientativa de dimensionamento de anilox. Como regra geral dependendo da lineatura do clichê(retículas) o anilox será 4 a 5 vezes maior.
Exemplo:
Clichê Lineatura |
133lpi ou 52l/cm |
Fórmula |
Lineatura clichê * 5 |
Uso da Fórmula |
133 x 5 ou 52 x 5 |
Anilox a ser usado |
660-lpi ou 260-l/cm |
Levando-se em conta os cálculos efetuados acima, devemos usar um anilox de 660 linhas por polegada para um clichê que tenha 133 linhas por polegada de retícula.
Os anilox possuem células ou alvéolos que são pequenas gravações em baixo relevo responsáveis por dosar a tinta e transportá-las para a superfície de grafismo do clichê.
Como afirmei anteriormente existem dois tipos de anilox, os gravados mecanicamente e revestidos de cromo e os gravados a laser com base de cerâmica. Não vamos nos atentar entrar em detalhes dos cilindros mecânicos, mesmo sabendo que ainda existem muitas peças destas nas indústrias ao redor do mundo, mas é que aos poucos e por uma questão de qualidade e durabilidade estes estão sendo substituídos pelos anilox cerâmicos mesmo para cilindros de pequenas dimensões. Os custos para sua fabricação ainda são elevados mas já estão bastante acessíveis a quase todos os fabricantes e convertedores. Os cálculos para dimensionamento dos cilindros anilox são iguais para os cilindros gravados mecanicamente (células piramidal ou tronco de pirâmide), como para cilindros hexagonais gravados a laser.
Nunca coloque suas mãos entre os rolos pescador e anilox com estes em movi-mento ou seja com a máquina ligada. A pressão gerada causa ferimentos sérios a
sua mão. Evite também gravatas, cabelos longos, mangas compridas e desprotegi-
das próximas a cilindros girando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário