terça-feira, 13 de abril de 2021

Impressoras térmicas todas são boas?

 


Antes de mais nada vou deixar claro uma coisa a todos, pois ouço um monte de comentários sobre impressora X é uma porcaria, Y é uma meleca, etc... etc...

NÃO EXISTE IMPRESSORA RUIM!

Isso mesmo, não existe impressora ruim. O que existe é impressora comprada de forma errada que não atende sua necessidade, ou seja, em grande parte você que comprou sua impressora foi mal assessorado ou não soube dizer o que precisava de verdade.

O que ocorre é que muitas das pessoas que compram impressoras térmicas compram sem nenhuma assessoria ou suporte. O vendedor também é pouco conhecedor daquilo que vende e em geral todos quase sem exceções não possuem uma equipe de suporte pós venda para orientar ou explicar ao usuário como instalar, usar ou obter o máximo de aproveitamento de seus produtos vendidos.

O comprador é em parte culpado pois este não lê a descrição do anúncio do que esta comprando, não faz perguntas aos vendedores e não sabem ou dimensionam suas necessidades para que possam buscar no mercado algo que realmente atenda parte ou todas as suas exigências.

Tem gente que compra impressora térmica e ao chegar o pacote em sua empresa ou casa ele desembala, liga na tomada, pluga o cabo USB no computador e diz: "IMPRESSORA AGORA IMPRIMA MINHAS ETIQUETAS É UMA ORDEM!" como se por mágica a impressora compreendesse esse comando e começa-se a imprimir as etiquetas assim como um Gênio executa as ordens de seu amo.


Mas não instalam o driver da impressora, não colocam corretamente o ribbon ou papel na impressora e não fazem as calibrações.

Isto acontece pois os usuários a cada dia estão com mais "preguiça" de ler. Não querem saber de ler manual, que diga-se de passagem hoje é muito fácil lê-los, pois mais parecem uma GIBI com ilustrações com quase nenhum texto. 

Antigamente as impressoras, por mais simples que fossem carregaram um livro com mais de 300 páginas chamados manuais e que faziam parte integrante das embalagens e ficavam logo na parte de cima ao abrir a caixa você se deparava com esta "enciclopédia" de instruções e tarefas que deveriam ser feitas antes de pedir para seu aplicativo enviar uma instrução para impressora.

E mesmo assim, com toda esta facilidade o usuário não vê o manual.

Quando questionados pelo suporte se seguiu os passos das instruções para instalação do equipamento, muitos ainda, na MAIOR CARA DE PAU, dizem: Sim li todinho o manual, duas vezes e fiz exatamente o que manda nele!

Neste momento o suporte já sabe, não fez nada daquilo, e gera horas desnecessárias de assistência para acessar a máquina do cliente remotamente e com apenas alguns cliques ou alterações simples de medidas erroneamente inseridas pelo usuário (que estão descritos no manual de forma bem clara) resolvem a instalação.

Ao fim da "milagrosa intervenção do suporte" o cliente indignado ainda diz com a segunda maior cara de pau: Mais foi exatamente isso que eu fiz!

Neste momento o suporte, de forma cômica comenta: Sim senhor, exatamente, mas o Gasparzinho pode ter alterado ai não é mesmo? 

Em tom de retórica insatisfação e cheio de direito se achando o inquisitor da idade média diz ao suporte: Você é muito mal educado, se eu disse que eu fiz eu fiz e só eu mexo no meu computador!

Bem, realmente "mexe", pois se soubesse o que estava fazendo, com a simples leitura do manual ou com dois ou três pequenos textos de dúvidas tirados com o suporte (após ler o manual ou se orientar por ele) teria resolvido sem stress e sozinho.

Outro problema, quando ele lê que tem suporte, grande parte dos clientes de impressoras acha que o suporte É OBRIGADO e vai instalar gratuitamente sua impressora, resolver os problemas de seu windows pirata, instalar antivírus, solucionar problemas de dependências de pacotes, DLLs, OCX ou .net que seu computador não tem ou esta desatualizado.

O suporte é para ajudar, orientar e como diz aquele ditado (que nem sei se é Bíblico ou não), o suporte ensina a pescar e não dá o peixe... cabe ao usuário ter um pouco de iniciativa e tentar resolver o problema, pois isso o fará mais feliz e orgulhoso no final, afinal ele poderá dizer "Foi eu quem instalou, ficou perfeito!".

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