terça-feira, 30 de março de 2021

Imagens e fotos nas minhas etiquetas e embalagens

 


Quando estamos desenvolvendo embalagens e rótulos, a equipe de designer utilizando os softwares Photoshop, Illustrator e o Corel criam os layouts e embalagens com texto, códigos de barras ilustrações e imagens.

No setor de embalagens em geral, as empresas contratam empresas de marketing, grandes estúdios e profissionais de fotografias e modelos, ou investem na fabricação de "mockup", protótipos ou maquetes para serem utilizados nas suas criações ou contratam modelos famosas ou totalmente anônimas à fama para participarem de suas campanhas.

Tudo isso consome recursos de tempo e dinheiro enormes além é claro de muitos, mas muitos documentos relacionados a uso de imagens e propriedade intelectual e industrial.

Já no caso das empresas de rótulos e etiquetas, com raras exceções, temos investimentos mais modestos e quiçá temos este poder de gastar dinheiro para comprar imagens.

Muitos profissionais de designer, com pouco conhecimento da gravidade ou do uso de imagens, recorrem ao google e pesquisam uma foto,imagens e ilustração e com um simples "Ctrl + C" e depois no photoshop um "Ctrl+V" copiam e colam as imagens sem se preocuparem com direitos autorais ou de uso de imagem.

Não é por que a foto, ilustração ou imagem esta na internet que você pode indiscriminadamente e sem dar o devido crédito ou pagar pela sua utilização sair ai copiando, colando e usando em suas etiquetas, rótulos, embalagens, sites ou campanhas publicitárias.

Há imagens sim sem royalties de uso livre mas nem por isso não tem preço ou custo de aquisição. E a outras que, mesmo sendo livre existe restrição ao tipo de uso e período que você pode usar, ou seja, quanto tempo você pode desfrutar do uso da imagem sem ter que renovar o contrato.


No entanto, sabendo onde e como pesquisar, existem sim imagens totalmente gratuitas na internet, com direito de uso livre, sem royalties e que podem ser baixadas, modificadas e usadas sem problemas "jurídicos" futuros.

Há você acha que não dá em nada usar imagens no seu site ou produto "catada" na internet do google? 

Bem meu amigo, sinto lhe informar que dá uma baita dor de cabeça!

Além de indenizações que podem passar das centenas de milhares de reais e não é só para você que usou a imagem (no caso a empresa claro), mas a coisa se estende também a quem é seu cliente e pessoas incluídas no processo, ou seja, todo mundo vai pagar e caro, tenha certeza disso.

Vou contar um fato que ocorreu em uma Fiepag:  

"Há alguns anos, uma amigo fabricante de máquina flexográficas resolveu participar da feira e fazer a melhor etiqueta que ele podia para mostrar a capacidade produtiva e técnica de sua máquina. Solicitou uma cortesia a uma clicheria das chapas para impressão, que prontamente selecionou uma imagem, fez o clichê e colocou todos os logotipos (inclusive o dela) nos fotopolímeros e estas foram dadas a meu amigo com as melhores recomendações.

Ao serem utilizadas para imprimir, o resultado foi estupendo, perfeito, a imagem ficou linda, os logos em destaque, os textos as cores... Nossa incrível, sucesso na hora, pessoas rodeavam o impressor que orgulhoso falava das vantagens de usar a tinta, o papel e principalmente a máquina com os clichês da clicheria XPTO.

Mas, por uma armadilha do destino ou sorte do autor das fotos, este estava tranquilamente passeando pela feira, vendo as novidades, fazendo seus contatos, mostrando seus trabalhos e tentando arraigar mais clientes e se deparou com a uma pequena multidão elogiando a impressão e a qualidade da imagem, impressa pela máquina flexo da empresa YZL.

Inconformado, mas consciente do que deveria fazer, com grande genialidade ele fotografou tudo no stand do meu amigo, inclusive fez selfies com os donos, pegou algumas amostras do que foi impresso, mostrou-se interessado na compra da máquina, pegou orçamentos de todos os que alí estavam indevidamente compondo uma trabalho com sua foto não autorizada.

Saindo de lá, procurou um advogado e, alguns meses depois todos, isso mesmo, todos os que tinham seus nomes e logos vinculados com a imagem não autorizada impressa nesta "simples lembrança" de uma feira tiveram que pagar indenizações ao fotógrafo. Na época (coisa de uns 12 anos atrás) ele recebeu das empresas algo perto de R$20,000,00 (vinte mil reais) de cada uma. Agora multiplique isso por 6 empresas patrocinadoras, vejam o quanto ganhou.

Talvez a foto dele custa-se algo perto de uns R$50,00 para usar nesta campanha, não mais que isso pela sua imagem e direito de uso, ou quem sabe, conversando com ele poderia ser até de graça contando que o logo e telefone dele fossem também divulgados, mas o despreparo de todos sobre as questões de direitos autorais e uso indevido da imagem e a falsa economia levaram a este erro imperdoável. 

A clicheria, talvez a mais culpada pois a ela estava o direito da guarda da imagem do fotógrafo e, achando que não ia dar em nada, fez o uso indevido da imagem e todos pagaram por isso."

Bem fica ai a dica. Quer usar uma imagem, valorizem o profissional ou pessoas envolvidas na criação, divulgação e direitos autorais da imagem. As vezes fica mil vez mais barato que arcar com uma indenização que pode quebrar sua empresa.

MAS O CLIENTE NÃO QUER PAGAR PELA CRIAÇÃO!

Desculpe, você deve argumentar e mostrar para ele que tudo é investimento, se ele acha que o tempo da equipe de criação, seu investimento em softwares, pessoal, pesquisa, desenvolvimento de um layout para ele não tem valor, então ele não pode ser um bom cliente. 

Em pleno século XXI empresas acharem que é "obrigação" da indústria de etiquetas desenvolver de graça arte, não querem pagar pelos direitos autorais de imagem é no mínimo uma afronta ao profissional de arte, fotógrafos e designer e aos diversos modelos e pessoas envolvidas para produzir o que pode ser o sucesso das vendas, uma embalagem ou rótulo de qualidade com imagens e ilustrações incríveis.

Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, vídeo, software, conjunto imagem, layout, trade dress, aqui veiculados são utilizados como forma de informação compondo o conteúdo didático e ilustrativo sem o objetivo de, com estas matérias e imagens gerarem algum tipo de lucro ou venda relacionadas a elas o diretamente geram algum tipo de renda ou valor pela sua exibição, que como mencionado é totalmente didático neste blog.

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