Quando pequenos investidores ou empresas com pouca experiência e capital me perguntam qual a melhor máquina para começar ou qual máquina deve comprar para começar seu negócio de rótulos e etiquetas eu sempre indico começar com uma troqueladora.
Por vários motivos indico troqueladoras, um dos quais é seu baixo custo de aquisição, manutenção e pouca necessidade de insumos complementares para produção de uma etiqueta.
A troqueladora é uma máquina que permite a confecção de etiquetas sem impressão, as famosas etiquetas "brancas" ou de automação.
manípulo trava |
São máquinas simples de operar, com poucas partes móveis e poucos ajustes que precisam, teoricamente, da faca e do substrato (papel adesivo ou material adesivado para etiquetas) para produção de etiquetas.
Consome pouca energia (elétrica), possuem dimensões pequenas se comparado com impressoras flexográficas e cabem "em qualquer cantinho" da sua casa, galpão ou empresa.
Em geral são alimentadas com tensão de 220V monofásico ou 220V/380V trifásico (no caso de pedidos para estas tensões).
Engrenagem faca |
São bem simples de operar, usar, regular e com poucas horas é possível já dominar todos os comandos, ajustes e regulagens da máquina.
Há diversos fabricantes e diversos preços começando a partir de uns R$15.000,00 chegando até uns R$80.000,00 e não raro a cem mil reais, mas a faixa de preços esta entre 25 e 50 mil reais segundo os últimos dados que tenho na data que escrevi esta matéria.
Eu acompanho a evolução das troqueladoras e também, desde que comecei a trabalhar na área e dar suporte e assessoria a alguns fabricantes de máquinas já desenhei (projeto) de algumas troqueladoras com recursos simples e de baixo custo que podem ser a porta de entrada para você produzir suas etiquetas de automação e em especial as de logística, hoje tão utilizadas e necessárias por tantas empresas.
Etiquetas 100x150mm, 40x25mm, 60x40mm, 40x40mm, 60x60mm, 60x30mm, e tantas outras podem ser fabricadas pela troquela em especial pela que projetei e disponibilizo tanto o produto acabado (fabricação da máquina) quanto o projeto.
Lateral gaiola corte |
Vantagens do meu projeto de troqueladora:
- baixo custo de fabricação;
- tamanho compacto, de bancada ou seja, pode ser colocada sobre uma bancada, mesa ou cavalete (o cavalete ou mesa é comercializado a parte)
- alimentação 220V monofásico, permite ser utilizada em qualquer Estado Brasileiro sem necessidade de transformador ou pedido especial de tensão;
- contametros digital com parada automática;
- sistema de segurança em conformidade com a NR12 em relação a proteção de abertura de portas proteção de engrenagens;
- rebobinador intercambiável para tubetes de 25mm, 38mm, 76mm (uma polegada, uma e meia polegada e três polegadas respectivamente);
- projeto todo realizado em software paramétrico 3D e prototipado antes mesmo de ser fabricado o que permite confiabilidade e garantia de ajustes;
- peças construidas em aço e materiais alternativos para minimizar peso, custos e tempo de usinagem com garantias de mesma longividade e perfeição de ajustes;
- uma estação de corte com opção para 2 unidades de corte;
- rebobinador de esqueleto;
- controle de velocidade com inversor de frequência, sistema de proteção contra sobrecarga de energia;
- opcional de supervisório de produção para PC/Celular com saída de dados em excel;
- Troquelador pode ser comprada montada (construida por nós) ou você pode optar por comprar o projeto com desenhos técnicos, lista de material, instruções de etapa de usinagem, construção, montagem e regulagem.
- projeto completo vendido e fornecido em PenDrive e impresso com mais de 450 páginas, entre desenhos, instruções de montagem e usinagem e listagem de peças
- Máquina toda no sistema métrico em milímetros (nada de parafusos e peças em polegadas, mas fácil e simples de compreender).
- versão em engrenamento módulo M1 e 1/8CP dente reto;
- maquinas desenvolvida por quem conhece e atua no mercado a mais de 35 anos na produção e fabricação de etiquetas, rótulos e máquinas/automação.
Contra-faca |
Caso tenha interesse em adquirir o projeto e o acompanhamento (suporte de consultoria para usinagem e montagem da máquina) entre em contato pelo email flexonews.br@gmail.com
Ao adquirir você receberá seu projeto pelos correios, canal exclusivo de suporte por whatsapp (horário de segundas as sextas-ferias das 8h00 as 20h00) em pendrive windows, linux e mac os compatível e o manual impresso.
Tirante gaiola de corte |
Prazo de entrega após confirmação da compra do projeto: por ser um produto que gravamos e imprimimos após a sua compra, o prazo de postagem após o pagamento é de até 6 dias úteis + o tempo de logisticas e entrega dos correios par sua região.
Características da troqueladora do projeto:
- etiquetas com largura mínima de 30mm e máxima de 120mm;
- etiquetas com comprimento máximo de 225mm;
- velocidade máxima mecânica 100m/min;
- tubetes: 1", 1-1/2" e 3" (25mm, 38mm e 76mm);
- rolo máximo saída 250mm diâmetro;
- rolo máximo entrada 550mm;
Com a troqueladora posso imprimir?
Não troqueladoras somente cortam etiquetas em formatos variados dependendo da faca e ajustes realizados, por exemplos etiquetas retangulares, quadradas, redondas, oval (elíptica), triangular, formatos especiais, etc.
Posso fazer que tipo de etiquetas com uma troqueladora?
Etiquetas sem impressão em papeis térmico, couchê, BOPP, PE, papéis sem adesivo para tags, etc.
Com uma troqueladora posso fazer etiquetas para marketplace, Mercado Livre, Coletas, Full, etc.?
Sim, a troqueladora é exatamente indicada para esta finalidade, criar etiquetas para marketplace e logística, tanto em couchê (quando se usa ribbon) quando em papel térmico (que não precisa de ribbon).
Por exemplo quantas etiquetas do Mercado Livre (100x150mm) consigo fazer por hora nesta troqueladora?
Se a regulagem estiver correta e tudo bem ajustadinho é possível fazer em média 23000 (vinte e 3 mil etiquetas em apenas uma hora). Mas, dependendo da habilidade do operadora e velocidade escolhida e qualidade da faca utilizada este valor pode variar.
Esta máquina é automática?
A troqueladora tem as regulagens de formato, ajustes preliminares de forma manual. Uma vez que regulou tudo e esta ajustada todo o processo de produção pode ser considerado automático, devendo você somente retirar os rolos prontos a cada finalização de metragem programada.
Posso comprar todo o projeto e eu mesmo construir ou tenho que comprar a troqueladora montada e fabricada por vocês?
Eu comercializo a troqueladora de duas formas:
- você pode comprar ela pronta, montada e funcional e que será entregue no endereço que pediu via transportadora;
- pode comprar todo o projeto, com manuais, desenhos, lista de partes, guias de montagem e ter suporte para montagem (via whatsapp, email e vídeo chamada) e assim você mesmo construir e fabricar sua troqueladora.
IMPORTANTE: para construir você deve ter alguma habilidade de entendimento de montagem e seguir os manuais, se não tiver usinagens pode compra as peças usinadas por nós parte a parte na forma de kits, ou utilizar uma empresa de usinagem que tenha frezadora, torno e ferramentas para confecção das partes.
Você tem que ter as chaves indicadas no manual, uma furadeira manual é indicado e para pintura das partes utilizar preferencialmente pistola de pintura para acabamento mais harmônico.
Caso eu queira construir quanto tempo eu gastaria para fabricar uma troqueladora como a do projeto?
Vamos lá, esta é a pergunta não tem uma resposta certa ou que sirva como regra. Tudo depende do seu poder de compra e disponibilidade de ferramental (se você tiver uma forma de usinar as peças e tempo para isso claro). Em geral, seguindo todos os passos e criando as peças todas em sua própria oficina, levando-se em conta que as partes como inversor e motor encontrará em pronta entrega de 20 a 30 dias úteis. Mas caso tenha uma equipe de usinagem, trabalhando 8 horas por dia em 10 dias poderá ter sua troqueladora 100% funcional.
No caso de terceirizar a fabricação ai temos o tempo de resposta do seu fornecedor, que se você utilizar mais de um, distribuindo os desenhos e partes a várias empresas fornecedoras de serviço de usinagem poderá também ter um prazo entre 20 a 40 dias úteis.
O Rolo de borracha puxador ai este temos que terceirizar e deve ser a primeira peça a ser fabricada (encomendada) já que demora de 10 a 20 dias a entrega.
Dependendo de sua cidade e logística de entrega (quando comprado em outro lugar) polias, correias, material elétrico utilizado e alguma outra peça ou parte que possa ser comprada já de padrão pode levar de 5 a 30 dias para chegar e também devem ser encomendadas logo no início do projeto para não ficar com a estrutura da máquina montada e depois parado por 10 a 20 dias aguardando peças.
Como você vende o projeto?
Vendo ele por meio de pagamento digital via PagSeguro Uol que você pode fazer utilizando o cartão de Crédito, pagamento a vista ou Boleto ou se preferir pode pagar via depósito bancário com desconto de até 10%.
O projeto é versátil e prático?
Sim, muito versátil e prático e muitas peças podem ser construidas com impressora 3D utilizando filamentos apropriados e regulagens que já estão nos arquivos que acompanham o projeto. Por exemplo, manípulos podem ser construidos em impressora 3D, assim como alguns mancais que não sofrem esforço e servem só de guia.
Mas tudo isso foi testado antes através de várias pesquisas, construção e levado as peças ao stress para poder analisar os resultados e lhe oferecer esta opção.
Eu construindo minha própria troqueladora vou economizar muito?
Outro ponto a considerar, tudo que você faz, constroi ou cria sempre tem o prazer de ter realizado alguma coisa (satisfação pessoal), o carinho colocado na construção e projeto o que faz que tudo seja feita com mais "amor" e ajustes mais precisos, o conhecimento mais amplo sobre o produto, entre inúmeros outros pontos que poderíamos ficar horas aqui mencionando. Mas o custo, nem sempre é tão mais baixo que comprar pronto. Claro uma economia existe que pode ser de até 50% sobre o valor da compra do produto pronto. Por experiência eu diria que a economia média em questões de dinheiro claro é de 20% a 32% não ultrapassando 40% nos casos onde se faz todas as usinagens. Em contrapartida, produzir em série levaria sim a uma economia de até 50% com grande possibilidade de chances.
Nenhum comentário:
Postar um comentário