Mas o que vem a ser despesas fixas?
São aquelas que independente do negócio, produto ou serviço ela existe e esta ali todos os meses em "nossa caixa de correios".
Na realidade as despesas fixas são todos os gastos que acontecem independente dos serviços ou produtos serem realizados ou confeccionados.
Os valores pagos com funcionários e encargos de prestadores de serviço em geral não são considerados como sendo despesas fixas já que estão incluídos no custo da mão de obra.
Então quais são os gastos que devemos considerar para as despesas fixas.
Vou fazer uma pequena lista do que grande parte dos pequenos empresários poderia considerar como os principais gastos com despesas fixas.
- Aluguel - o valor pago pela locação de seu salão, escritório, galpão, terreno, etc.;
- IPTU - imposto pago para a prefeitura pelo imóvel - se ele estiver já incluído no aluguel você pode desconsiderar ele;
- Salários fixos e encargos - isso quer dizer que o 13°, INSS, FGTS, rescisões e demais benefícios que você dá aos funcionários;
- contas de telefone, água, celular, energia elétrica, ´gás, etc. - para efeitos de cálculos use a média dos 3 últimos meses onde o movimento teve seu pico no último ano. Foi a forma mais fácil e mais confiável de se obter um valor médio com o mínimo de falhas.
- contador - sim, muita gente esquece mas o contador é um custo que deve ser somado ao custo fixo;
- material de escritório - faça como nos custo de energia pegue a media dos gastos com escritório nos 3 últimos meses de maior consumo. Entre os gastos podemos cita: papel, tinta de impressora, toner, ribbon, correios, etc.
- manutenção do imóvel - também faça a média;
- custos com marketing, divulgação e internet;
- combustível - ai existe um ponto a ser considerado. Tem gente que soma o custo do uso do combustível pessoal (no caso do empresário ou proprietário) e dos vendedores como sendo custo fixo. Temos que aprender a separar o combustível que é usado para realizar tarefas para empresa e o que usamos para nosso laser ou assuntos pessoais. Claro isso quando usamos o mesmo carro para o trabalho e nossa locomoção e laser;
- despesas bancárias - apesar do dinheiro ser seu e estar no banco você para mantê-lo lá. São as taxas mensais e as taxas para gera boleto, encargos e juros;
- serviços de consulta de crédito - se você opta por ter um serviço de consulta como SERASA em sua empresa este trabalho tem um custo mensal para se obter acesso ou X números de consultas e alguém tem que pagar por ele;
- Associações e sindicatos,
- treinamento - o custo dos treinamentos que você dá ou promove a seus funcionários.
Viram quanta coisa e a lista é bem maior, tudo depende do tamanho de sua empresa e segmento. Além disso você ainda tem que colocar nesta continha ai de cima o valor das retiradas dos donos e proprietários (pró-labore) .
Com estes custos em mente, e espero que bem distribuídos em uma planilha você poderá agora saber quanto "custa" sua empresa mensalmente. Isso representa o valor que sua empresa precisa faturar mensalmente para pagar todas as contas e empatar (levando-se em conta que você fez o cálculo de orçamentos corretos e cobrou corretamente 100% dos insumos envolvidos + logística de transporte)e é claro a parte do "Sócio", o governo (impostos e taxas).
Não se esqueça que uma vez que você vendeu, produziu, entregou existe um delay (tempo) entre a entrega e o recebimento que varia de 21 a 28 dias em vendas normais e em casos especiais 30 dias ou mais para ver parte ou todo o investimento retornado. Neste meio tempo muitas contas já venceram e já foram pagas, por isso todo dinheiro que entra deve ser bem administrado para não faltar.
Outro detalhe é que este dinheiro parado no cliente, este tempo de entrega X recebimento tem um custo o dinheiro que é o custo financeiro. Isto que dizer que o dinheiro deve ser corrigido para que você obtenha o real retorno do valor que usou, é a tal correção monetária.
Bem este é assunto para outro post.
Até mais.
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