sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Aula 31 - Regulagem do Grupo impressor - parte 02


Todo grupo impressor clássico possui no mínimo os elementos listados abaixo:

  • Tinteiro - banheira onde a tinta líquida fica armazenada
  • Rolo pescador ou rolo tomador - rolo de aço, revestido de borracha que fica parcialmente imerso na tinta que se encontra no tinteiro
  • cilindro anilox ou rolo dosador - cilindro de aço, revestido ou não de cerâmica e gravado com células (alvéolos) para promover dosagem controlada e constante para o clichê. Os cilindro anilox tem sua superfície encostados sobre baixa pressão com o rolo pescador para que a tinta retirada do tinteiro por este, fique somente no interior dos alvéolos, deixando o resto da superfície do anilox limpa.
  • manípulos de ajuste - permitem que você possa aproximar ou afastar sistema de tinta (Anilox, pescador e tinteiro) sobre a superfície do clichê (grafísmo) e manípulos que fazem a aproximação ou afastamento do conjunto todo contra o substrato que esta apoiado no cilindro contra pressão.
  • cilindro porta clichês - cilindro normamente de aço ou corpo em alumínio que em sua superfície são fixados os clichês ou formas de impressão. Os clichês são fixados com auxílio de fitas dupla face especialmente desenvolvidas para o segmento flexográfico possuindo características de adesividade e densidades que permitem melhor qualidade de impressão.
  • contra pressão - cilindro ou tambor que apoia o substrato no momento da impressão. Os contra pressão podem ser:
    • tambor central ou IC (TC) - um único contra pressão para todas as estações de impressão disponíveis na máquina. São chamados também de sistema satélite.
    • modular ou stack - um cilindro contra pressão para cada grupo impressor. Há casos de ter-mos um contra pressão para cada duas unidades de impressão, mais neste caso o conceito ainda é o de stack.
  • travas - sistema que trava ou fixa o grupo impressor após os ajustes para evitar que este se movimente ou desloque no decorrer do trabalho por conta das vibrações da máquina. Alguns grupo impressores de máquinas mais modernas e com mais recursos ainda possuem elementos facilitadores que substituem algum item dos grupos tradicionais ou são montados em conjunto com estes. Podemos descrever alguns deles na lista abaixo:
  • faca doctor blade - faca raspadora. Sua função é similar a do rolo pescador mas com muita eficiência. A faca doctor blade pode ser usada em conjunto com o rolo pescador (mais este deve estar ligeiramente aberto) ou sem a necessidade deste. No caso de usar facas doctor blade sem pescador o anilox deve estar parcialmente imerso na tinta do tinteiro. A raspagem da faca  permite que somente fique tinta no interior dos alvéolos, deixando a superfície sem tinta alguma. A outra vantagem é que independente da velocidade de produção a faca não sofre deformações como os rolos de borracha do pescador (pelo efeito da força hidráulica), e com isso mantem o mesmo padrão e cor de início ao fim do trabalho a qualquer velocidade. As doctor blade podem ser - encapsulado (sistema fechado), semi-fechado ou aberto. No semi-fechado poderá utilizar de rolo pescador e no aberto somente com rolo pescador.
  • afastamento. Sistema que permite ao parar a máquina, que os cilindros anilox e porta clichês afastem-se uns dos outros (inclusive do contra pressão) alguns milímetros para evitar que a pressão entre estas partes necessária para impressão danifiquem o clichê e para que a tinta não secar sobre o clichê e substrato o que poderia acarretar em ruptura do mesmo ao colocar a máquina em marcha.
  • Bateção - movimento constante de anilox. Sistema que permite o anilox continuar um movimento constante de rotação mesmo após a parada da máquina. Fundamental para manter a tinta sempre batendo e misturada e para que a mesma não secar sobre a superfície e interior dos alvéolos do anilox. Importante: o sistema de bateção so pode ser utilizado se a máquina possue um sistema de afastamento.
  • bomba de circulação. sistema hidráulico de bombeamento de tinta de um reservatório para o tinteiro. Permite maior uniformidade e constância no fornecimento de tinta. Evita problemas de tonalidade por diluição ou adição de tinta ou solvente diretamente no tinteiro. As bombas mais comuns são do tipo elétrica e pneumática, sendo esta última do tipo diafrágma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como saber se uma papel é térmico?

Alguns de meus leitores são apenas usuários de etiquetas e rótulos. Outros são fabricantes de máquinas e equipamentos, vendedores de insumos...