O sistema de freios de desbobinamento não requer muitos cuidados para regular.
Os sistemas mecânicos, são basicamente uma sequência de molas e rolamentos de encosto acionados por um manípulo na ponta do eixo.
Quando iniciamos uma bobina, esta tem um diâmetro grande, então, aplicamos mais pressão na mola (girando o manípulo). Ao aplicar pressão, apertando o manípulo de regulagem, este projeta a flange do mandril contra o elemento de freio e este contra uma outra flange fixa. O atrito entre estas partes faz com que a bobina (por intermédio do eixo) tenha uma resistência maior ao ser girada. Esta resistência ao tentar girar a bobina (tirar ela da inércia), transforma-se na tensão necessária para manter o substrato 2 esticado no interior do equipamento e entre os rolos guia.
Conforme a bobina vai diminuindo de tamanho, devemos aliviar a pressão da mola girando o manípulo em sentido oposto. Quando aliviamos a pressão da mola, dizemos que estamos reduzindo a tensão. Resumindo: Para aumentar a tensão, apertar a regulagem para diminuir a tensão, soltar a regulagem.
A nossa ilustração mostra o mandril montado com os seus ajustes, flanges e elemento de freio.
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