Os rolamentos são avanços tecnológicos que permitem movimentos giratórios com o mínimo de atrito, possuem grande durabilidade e são menos afetados pela falta ou lubrificação ineficiente e temperatura.
A construção de um rolamento comum segue basicamente o seguinte requisito:
- anel interno (alguns chamam de capa interna) - um anel que fica na parte interna do rolamento;
- gaiola - que mantém, as esferas ou roletes equidistantes e posicionados de forma a dividir melhor as cargas nas pistas (carcaças ou anéis)
- esferas ou roletes - elementos que por serem esféricos ou cilíndricos permite menor atrito e promovem o rolamento das pistas ou anéis interno e externo
- anel externo (alguns chama de capa externa) - um anel, agora de diâmetro maior se comparado com anel interno.
Todo este conjunto possui mínimas folgas em sua montagem e ao serem montados (isso no fabricante de rolamentos) recebem uma porção de lubrificantes e em alguns modelos capas de vedação e proteção contra pó ou perda do lubrificante.
Existem inúmeros tipos de rolamentos e aplicações para eles, desde minúsculos rolamentos de esferas e agulhas para aparelhos médicos e odontológicos, informática até enormes para uso em tratores, guindastes, gruas e elevadores.
Em quase todos os lugares é possível encontrar ao menos um rolamento. Dentro do HD (hard disk) de seu computador (se não for ssd, claro) haverá alguns rolamentos para permitir que os discos "girem" livremente a altas velocidades sem a necessidade de lubrificação já que são blindados.
No seu automóvel, há rolamentos por todas as partes, nos motores, nas rodas e cambio. No motor de sua geladeira, nas rodinhas do skate de seus filhos e sobrinhos ou netos, nas turbinas dos aviões e nos diversos motores elétricos industriais ao redor do planeta.
Claro, em sua máquina gráfica há grandes quantidades e tipos de rolamentos, em especial em eixos polias livres e esticadores rotativos. Dentre os modelos e tipos mais usados estão: Rolamentos de Esferas e roletes, auto-compensadores, de encosto, rolamentos de agulhas, rolamentos lineares e tantos outros tipos nos mais variados tamanhos desde pequenos rolamentos para eixos de diâmetro 8mm até grandes rolamentos auto-compensadores para eixos de diâmetros de 40mm, 50mm, 100mm ou até maiores, tudo depende do que o rolamento tem que sustentar ou qual os requisitos do projeto.Em geral rolamentos são meio que esquecidos por trabalharem muito bem em diversos regimes de velocidade e temperatura e só são lembrados quando começas a emitirem barulhos estranhos ou algum eixo "deixar de rodar" (travar), mas a sua manutenção periódica é bem simples nas máquinas flexográficas e gráficas em geral, basta seguir o cronograma de lubrificação indicado pelo fabricante usando o lubrificante lá indicado e pronto.
Os lubrificantes mais utilizados para refrigerar e minimizar atritos e desgastes nos rolamentos são óleo e graxa. Ai, a viscosidade do óleo e o tipo de graxa, como disse depende da aplicação, tipo de rolamento e do projeto de construção e regime de funcionamento do equipamento.
Falando por experiência, rolamentos e engrenagens em grande parte das indústrias se usa o óleo ISO 68 (já que a nomenclatura SAE é automobilística).
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