O que fazer quando a tinta espuma e transborda do tinteiro?
Em banda estreita é muito comum, com pequenas banheiras de tinta (tinteiros) e usando tinta a base de água a tinta começar a espumar e transbordar pelas bordas (recortes) dos tinteiros próximo aos eixos dos rolos pescadores.
Quando usamos facas de ângulo reverso, apesar de continuarem a espumar, este transbordamento é diminuído mas ainda pode ocorrer.
Ao espumar e formar bolhar e por conta da tensão superficial da tinta elas não estouram, secam e começam a se acumular, novas bolas são formadas sob estas primeiras e o ciclo continua até atingirem o nível dos do tinteiro e começarem a derramar.
Além da sujeira o desperdício da tinta e qualidade da impressão ficam comprometidos.
Mas existe uma solução para este tipo de problema.
Os fabricantes de tintas fornecem um produto chamado antiespumante que deve ser, de acordo com cada fabricante e tipo de produto, ou colocado (misturado junto a tinta em proporções que variam de 0,5% a 3% do volume), ou borrifado sobre as bolhas.Não tendo o antiespumante, um borrifador com um pouco de álcool pode auxiliar a "quebrar" as bolhas sobre o tinteiro momentaneamente.
O desequilíbrio da tinta, por conta de uso de solventes inapropriados ou adição em excesso de água pode interferir ou agravar o problema.
Colocar um pouco de retardador e diminuir um pouca a velocidade de impressão podem ser outra alternativa para evitar o derramamento da tinta.

Comentários
Postar um comentário