O processo de extrusão é até bem simples. As máquinas extrusoras parecem grande "moedores de carne" no seu princípio de funcionamento. A máquina tem um funil na sua entrada onde o material em grãos é colocado (chamado de resina), este desce até encontrar uma rosca do tipo "sem fim" que vai transportando o material por entro de um cilindro de forma a gerar pressão. Este cilindro é aquecido por resistências elétrica em 3 zonas chamadas de Zona Alimentação, Zona Compressão e Zona de dosagem. O atrito também gera calor que acaba por derreter a resina e deixá-la maleável na forma de um "melado" que, através da pressão da massa criada pelo sem fim acaba por sair pela matriz que permite a formação do balão, tubo, mangueira ou outro formato que a matriz tenha de forma contínua (o produto será tanto maior quanto o produto que o alimenta).
Extrusora de Filme tubular ou balão.
Esse é o tipo de extrusora usada para fazer os filmes usados para sacos de feijão, arroz, sacolas, sacos de lixo, etc..
É também conhecida como extrusão vertical, onde uma matriz com a forma de um anel possui orifícios onde ar é soprado de constantemente expandindo o filme na forma de um balão. Como se você tivesse uma grande câmara de ar. A matriz fica na parte baixa e o filme sobe passando por roletes, outros anéis de ajustes e limitadores e "pranchas achatadas" que possibilitam dar estabilidade na formação do balão. Esta estabilidade é garantida pela velocidade de sopro, velocidade da rosca e velocidade dos rolos tracionadores de rebobinamento. É também através deste conjunto de ajustes de velocidade que pode-se controlar a espessura e largura do filme a ser produzido. O PE possui o processo de extrusão ascendente, ou seja, de baixo para cima.
Gostou desta matéria?
Quer saber mais sobre filme e extrusão? Entre em contato ou deixe sua opinião abaixo.
The extrusion process is quite simple. Extruders machines seem large "meat grinders" in its operating principle. The machine has a hopper at its entrance where the material is placed in grains (called a resin), it descends until it finds a screw type "endless", which will transporting material enter a cylinder so as to generate pressure. This cylinder is heated by electric heaters in 3 areas called Food Zone, compression zone and metering zone. The friction also generates heat which turns out to melt the resin and letting it malleable as a "honey" that by mass pressure created by endless eventually leave through the matrix which enables the formation of the balloon, tube, hose, or other format that the matrix has continuously (the product will be greater as the product feeds).